terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Apenas quatro ambulâncias do Samu saíram às ruas no 'apagão' da saúde

Grande parte das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Grande Natal, não saíram às ruas nesta terça-feira (9). Dos doze veículos que o órgão possui, apenas quatro saíram às ruas. A medida faz parte do “Apagão”, movimento organizado pelos servidores da saúde, em greve, por atrasos de salários e melhores condições de trabalho.

De acordo com o condutor Paulo Martins, motorista do Samu há pelo menos trinta anos, o corpo do serviço conta com 13 ambulâncias, sendo 10 de unidades básicas e 3 para o suporte avançado. No entanto, desde que os servidores entraram em greve, há dois meses, apenas 7 dessas unidades básicas estão nas ruas, em virtude da determinação judicial.

O motorista revela que de todo o corpo efetivo de ambulâncias que o Samu Metropolitano conta, “duas ou três” estão com as totais condições adequadas para irem às ruas. Entre outros problemas, são constatadas dificuldades com pneus, macacos, triângulos, chaves de roda e até dos suportes que seguram as malhas de oxigênio.

Paulo contou também que não falta boa vontade por parte do Centro de Apoio do Samu Metropolitano e que o grande problema tem apenas uma resposta: dinheiro. De acordo com ele, pelo menos 30 ambulâncias estão paradas há muito tempo nas oficinas e não têm previsão de retorno aos trabalhos.
"Se você não tem dinheiro para pagar as oficinas, para colocar em prática, pagar o conserto das viaturas, elas vão continuar paradas e sucateadas. Se você for fazer uma vistoria em diversas oficinas que tem aí, nós temos muitas viaturas dentro de oficinas sem perspectiva de sair.", comentou.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário