segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Em desabafo, deputado Fábio Faria reconhece erros e pede união pelo RN

Segue abaixo a nota do deputado federal Fábio Faria (PSD), em tom de porta-voz do Governo do pai:

Hora de Somar. Hora de agir.

Nada como uma crise forte, com recessão recorde, crise política, econômica e de ética para fazer com que paremos para pensar e tentar entender porque chegamos ao colapso. Primeiro precisamos reconhecer que erramos.

Erramos muito em maltratar tanto o nosso país. Todos erraram.

Eu também errei.

Precisamos reconhecer que câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso Nacional votaram, por muitos anos, benefícios, promoções e aumentos de qualquer segmento, sem que se preocupassem de onde viria o dinheiro.


Se tivéssemos sido mais cuidadosos e enquadrado tudo dentro da realidade financeira da União, estados e municípios, não seria preciso tomar hoje medidas tão amargas para resolver o problema.

O que é melhor: protelar a solução e viver de buscar a cada mês recursos paliativos e ceder a pressões, ou é mais prudente pararmos de enxugar gelo e buscar a verdadeira solução?

É hora de olhar para nós mesmos, esquecer o retrovisor e esquecer a eleição deste ano. Focar no nosso compromisso com a nação e com o nosso estado.

É hora de darmos as mãos e mostrarmos com total transparência onde está a solução para isso tudo.

Abrir as caixas pretas em todos os lugares, para ver onde podemos enxugar a máquina pública. É hora de cada um cortar na própria carne. A hora é agora e é Urgente.

Em pleno ano de 2018, não podemos mais ter um militar se aposentando aos 40 anos de idade, após ter ficado dois anos cedido; um delegado se aposentando aos 47 anos, em plena greve da categoria, e com salário de R$ 38 mil; médicos com 18 matrículas diferentes em vários municípios e mais a do estado, todas com o mesmo salário.

Não podemos ter políticos mantendo privilégios.

Os políticos precisam fazer uma reflexão. Parar de pensar na próxima eleição e pensar na próxima geração.

É preciso coragem pra admitir isso. E não podemos, por fim, conviver com um crescimento de 78% da folha de pagamento do Estado ou uma folha de inativos maior do que a de ativos.

Precisamos ter responsabilidade e dar a nossa contribuição, votar medidas que possam valer o nosso mandato.

É hora de parar de hipocrisia e enfrentar o debate.

É urgente fazer tudo isso.


Preciso desabafar: é duro lutar todos os dias por recursos que possam cobrir o rombo mensal de um Estado em que a despesa supera em mais de R$ 100 milhões a receita.

É duro bater, toda semana, na porta dos ministérios e bancos públicos, muitas vezes de forma até humilhante, por sermos um Estado pequeno.

Eu não me nego a fazer este trabalho, e farei sempre que necessário, até porque fui eleito e sou pago para isso.


Mas buscar só na União a salvação não resolve nosso problema no Rio Grande do Norte.

O Governo do RN resolveu cortar ainda mais na própria carne, mesmo já tendo diminuído o custeio e as despesas nesses três últimos anos (temos hoje a menor folha de cargos comissionados do Brasil).

O nosso problema é muito mais profundo, é estrutural, é de herança e se iniciou há muitos anos.

Mas não é hora de encontrar culpados. É hora de somar, de nos unir, bancada federal, estadual, poderes, Ministério Público, entidades e sociedade civil, e fazer o que tem de ser feito: salvar o RN da falência!

Sei que existe uma equipe competente no governo estadual, e sei que já foram definidos o caminho e a estratégia.

O pacote RN Urgente é uma oportunidade única para corrigir as distorções históricas, sendo a principal delas a nossa previdência, que não se sustenta 

mas do jeito que está e que vai falir o nosso Estado.

Como membro do Parlamento Nacional, e conhecedor da importância de uma casa legislativa para dar suporte a medidas emergenciais do executivo, posso afirmar: o papel da Assembleia Legislativa nesta semana é crucial, aprovando as medidas, para fazer um gesto a favor do RN.


Só existe uma segunda chance quando a gente é capaz de reconhecer que errou na primeira. O governo já reconheceu a sua parte da culpa e já preparou o pacote RN Urgente.

O governador Robinson já admitiu a sua cota de responsabilidade e está 100% envolvido na solução.

E eu, Fábio Faria, admito aqui meus erros e reafirmo que tenho feito e continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance.

Em favor do meu país, o Brasil.

E principalmente em favor do meu Estado, o Rio Grande do Norte.

Eu quero um RN melhor para os potiguares, para minha família e para meus filhos, Jane e Pedro.
Fábio Faria

Deputado Federal

3 comentários:

  1. Depois de todo o Legislativo fazer seu dever de casa cortando mordomias, regalias,salários e auxílios imorais pode ser que voltemos a acreditar na classe política novamente. Só falácia, reconhecer erros não adianta. Eu e todos os brasileiros queremos os cortes na própria CARNE DO LEGISLATIVO FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  2. Tem q cortar cargos comissionados, auxílio moradia dos magistrados pois eles com certeza tem casas próprias, isso é dinheiro jogado no bolso dos burgueses que se acham donos do pais, os deputados quando eleitos levam multidões com eles para assembléia legislativa , muitos só comparecem para assinar o ponto não sabem nem o que foi votado ou o deixou de ser.

    ResponderExcluir
  3. Esse aí está querendo é tirar o dele da reta para se reeleger, falou do valor da aposentadoria do policial, do médico, kd que fala da aposentadoria de um parlamentar que com oito anos de cargo se aposenta com salários exorbitantes sem pagar um centavo a previdência, o ano é esse de tirarmos todos esses políticos que só pensam na classe média alta, se o povo brasileiro tiver um tiquinho de caráter não irá reeleger nemhum político com mandato para sim renovarmos o RN e país e também fazermos um plebiscito para aprovarmos o salário base de todos os três poderes constituidos, só assim esse país vai pra frente!!!

    ResponderExcluir