O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), tem reforçado o trabalho preventivo, por meio de orientações e advertências à população, como forma de evitar as ocorrências de acidentes marítimos.
O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), capitão Natanael Avelino, destaca que os afogamentos podem ser evitados com prevenção e atenção. “Moramos numa região com um litoral extenso e vários rios e lagoas, por isso as pessoas tem que entender que o cuidado nas praias, lagoas, rios devem ser permanente, o ano todo e não apenas no período do veraneio”.
DICAS
Antes de entrar na água, a pessoa deve evitar o consumo de bebida alcoólica e de alimentos pesados, pois pode comprometer a coordenação motora e facilitar o afogamento. “Nadar ou mergulhar em locais próximos a pedras e estacas pode ser perigoso e causar acidentes, bem como acessar locais, que aparentemente estão tranquilos, mas possuem uma forte correnteza que pode arrastar o banhista”, avisa.
O QUE FAZER DIANTE DE UM AFOGAMENTO?
A primeira atitude a ser tomada diante de uma ocorrência de afogamento é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 para que uma equipe especializada possa fazer o resgate da maneira mais eficiente e técnica. “A pessoa deve informar exatamente o local da ocorrência, relatar o que está acontecendo e quantas pessoas estão envolvidas. Uma equipe será enviada por terra ou por água, até pelo ar (aeronave), para fazer o atendimento. As pessoas não devem entrar na água para fazer um resgate, a não ser que a pessoa seja tecnicamente treinada, fisicamente preparada e tenha os equipamentos necessários para ajudar”, adverte o capitão Avelino.
Até a chegada da equipe de socorro, se houver a possibilidade, a pessoa que identificar uma situação de afogamento pode auxiliar a vítima lançando um objeto flutuante para que ela se segure, desde que não entre no mar. “Manter-se no solo evita que o indivíduo coloque a sua vida em risco”, afirma o capitão.
Para quem estiver no mar e perceber que está se afogando, a principal dica é não entrar em pânico, tentar flutuar e pedir socorro. “Tem que ter tranquilidade, aguardar o socorro e manter-se respirando e flutuando. Quando o bombeiro se aproximar da vítima ele vai tranquilizá-la, repassando um flutuante para que ela se segure. O afogado deve ter cuidado para não ficar sobre o bombeiro para não empurrá-lo para a água, pois pode colocar tanto ele quanto o profissional em risco”, alerta.
Ainda segundo o oficial, as pessoas podem interagir com os bombeiros militares e tirar dúvidas sobre a segurança no mar. “A pessoa pode aproveitar os Postos de Atendimento e fazer perguntas para os guarda-vidas a fim de saber sobre os locais mais seguros para banho, onde estão as correntes de retorno, pegar pulseirinhas para as crianças, informações sobre as águas vivas no local, tudo isso pode ser repassado pelo guarda-vidas mantendo a pessoa informada para ter sua segurança”.
CBM/ASSECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário