Wilma foi prefeita da cidade por três mandatos, tendo toda uma história de serviços prestados a Natal e à sua gente não somente na realização de importantes obras de infraestrutura, como com presença marcante na atuação social, refletindo sua formação como professora universitária e mestre em Educação pela UFRN.
Wilma também foi vice-prefeita de Natal nos últimos quatro anos e, agora, apesar do curto tempo de mandato como vereadora, continuou sua atuação em defesa das políticas públicas de atendimento aos mais carentes.
Além disso, ao se dedicar à política, Wilma de Faria abraçou com pioneirismo a luta pela emancipação feminina e abriu caminhos para a presença da mulher na política de Natal e do Rio Grande do Norte.
O prefeito Carlos Eduardo determinou a decretação de luto oficial de três dias na cidade e manifesta em nome de todos que fazem a Prefeitura do Natal as mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.
Prefeitura Municipal do Natal
Nota de Pesar da UFRN pelo falecimento da Professora Wilma de Faria
Morre uma mulher singular
Com natural consternação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte registra o falecimento de Vilma de Faria.
Exercendo o mandato de Vereadora, após uma trajetória política que a levou às mais variadas funções, dela se pode dizer que foi uma mulher singular.
Singular, pelo destemor de enfrentar desafios que a levariam ao proscênio da cena política. Singular, pela obstinação de valorizar a condição feminina, arrostando preconceitos e incompreensões. Singular pela coragem de enfrentar as vicissitudes – políticas ou pessoais – com a mesma disposição de luta que levava os correligionários a considerá-la uma guerreira.
Prefeita, Governadora, Deputada Federal, jamais hesitou em colocar o interesse público acima do interesse pessoal, como jamais escondeu o orgulho de haver iniciado a sua vida profissional como professora do Departamento de Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 1979.
Descanse em paz, Professora Vilma. Seus familiares, amigos e colegas da UFRN se solidarizam nesse instante de dor.
Natal, 16 de junho de 2017
Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora
José Daniel Diniz Melo
Vice-Reitor
UERN lamenta morte de Wilma de Faria
Nota de pesar
É com pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registra o falecimento da ex-governadora Wilma de Faria em Natal.
Wilma de Faria é considerada pela comunidade acadêmica como uma das governadoras mais importantes para a UERN pelos importantes investimentos realizados em sua gestão.
Destaque para a implantação da Faculdade de Medicina e do Campus de Caicó.
Em vida o reconhecimento veio com o título de doutora honoris causa entregue em 2005.
Além de governadora, Wilma de Faria foi deputada federal constituinte, prefeita e vice-prefeita de Natal e atualmente ocupava o cargo de vereadora na capital do Rio Grande do Norte.
NOTA DE PESAR – Wilma de Faria, fundadora da FEMURN
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, em nome de seu Presidente, Benes Leocádio, Prefeitos filiados, diretores e servidores, manifesta profundo pesar pelo falecimento da fundadora desta Federação, ex-deputada, ex-prefeita de Natal, ex-governadora e ex-vereadora de Natal, Wilma de Faria, na noite desta quinta-feira (15), em Natal.
Nos solidarizamos com seus familiares, pedindo pelo conforto de seus corações neste momento de dor e saudade. O Rio Grande do Norte perde uma grande e dedicada cidadã, que certamente será lembrada pelos importantes serviços prestados aos municípios potiguares e ao nosso Estado.
Em nome da FEMURN e dos prefeitos do Estado, deixamos nossos votos de pesar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário