domingo, 18 de junho de 2017

STTU amplia fiscalização eletrônica no trânsito em Natal

Os motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Natal serão monitorados por mais equipamentos eletrônicos, como radares e lombadas eletrônicas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) instalou 40 novos equipamentos em 26 pontos da capital. A STTU prevê o início das notificações geradas pelos equipamentos a partir de setembro, após concluir a instalação das placas indicativas e da realização de campanha educativa com duração de 90 dias.

As avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Romualdo Galvão, Felizardo Moura, Rio Branco, Deodoro da Fonseca, Campos Sales, as ruas Jaguarari, São José e Mário Negócio, além da Ponte Newton Navarro, já contam com câmeras da STTU, que geram imagens à central de monitoramento da secretaria. No entanto, as filmagens possuíam objetivos restritos.

No total, são 54 câmeras, sendo 32 pertencentes a STTU e 22 a Guarda Municipal de Natal, que atuam de forma integrada. A partir da nova atribuição dos equipamentos, autorizada pela resolução 471/2013 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), quando constatada alguma infração, a autuação será gerada pelo agente que recebe as imagens diretamente na central de monitoramento. As câmeras têm alcance de até 500 metros do ponto onde estão instaladas, o que garante a identificação, em boa resolução, de placas de veículos, no momento da infração.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), até março de 2017, foram aplicadas em média 640 multas por dia na capital. No total, foram 51.795 infrações ao longo dos primeiros 81 dias do ano. Em 2016, R$ 9 milhões foram arrecadados com com 232.868 multas. A infração mais recorrente foi a ultrapassagem da velocidade permitida, representando 40% das multas por radares. Até 22 de março deste ano, avançar o sinal vermelho foi a segunda infração mais cometida pelos motoristas, com 4.154 multas, o que representa 9,94% do total. A terceira mais comum foi a execução de conversão à esquerda em local proibido, com 6,54% das multas, sendo 2.732.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário