Antiga demanda dos ciclistas, a implantação do Plano Cicloviário de Natal começa a se tornar realidade, ainda que em ritmo lento. As demarcações de faixas vermelhas e brancas no asfalto à direita, rente ao meio-fio, denotam que o espaço é prioritário para bicicletas. Mas a sinalização não é o suficiente para mudar os hábitos de motoristas e motociclistas que insistem em desrespeitar as ciclofaixas. A ausência de fiscalização efetiva nestes pontos foi tema de uma reunião, ontem, entre representantes de associações de ciclistas e técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). A Secretaria deve intensificar campanhas educativas junto aos condutores e enviar agentes de trânsito em períodos de maior tráfego para coibir e notificar as infrações.
Conforme a STTU, um dos pontos que receberá a ação educativa hoje é a Ponte Newton Navarro onde há uma semana uma ciclista baiana morreu após ser atingida por uma moto. Antes mesmo de receber ciclofaixas nos dois sentidos, em abril deste ano, diversos ciclistas a utilizavam como deslocamento entre as zonas Norte e Leste da cidade. Mesmo após a implementação das faixas o cenário não se modificou. Agora, motociclistas trafegam indevidamente pelo espaço, principalmente nos horários de pico.
O secretário-adjunto da STTU, Walter Pedro, diz que a secretaria tomou conhecimento de diversas reclamações, sobre as constantes invasões na área das ciclofaixas. "Vimos as imagens das câmeras de monitoramento e constatamos que o desrespeito era maior do que imaginávamos. Implantaremos um formato de maior eficiência à fiscalização. Não temos como manter agentes fixos o tempo todo, mas podemos ter o suporte do videomonitoramento para acionar as equipes até o local quando necessário", declara. As infrações registradas pelas câmeras, como a invasão às ciclofaixas, deverão iniciar as autuações após o mês de setembro.
O Plano Cicloviário prevê 72 km de ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade, que conta com 39 km de equipamentos destes tipos conforme a STTU. Atualmente, está em fase de execução a interligação da Ponte Newton Navarro até o Parque da Cidade.
O Plano Cicloviário prevê 72 km de ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade, que conta com 39 km de equipamentos destes tipos conforme a STTU. Atualmente, está em fase de execução a interligação da Ponte Newton Navarro até o Parque da Cidade.
Segundo Walter Pedro, após a conclusão do recapeamento da Avenida Ayrton Senna, ao mesmo tempo em que haja disponibilidade de verbas e do final do período de chuvas, será iniciada a demarcação de ciclofaixas na avenida. De acordo com o vice-presidente da Associação de Ciclistas do RN, Carlos Milhor, é necessário que a formação cidadã para o trânsito venha da educação de base. Além disso, ele defende que cidadãos, sociedade civil e poder público unam esforços para criar um pacto pela mobilidade, para estabelecer novas diretrizes para uma boa convivência no trânsito e promover um deslocamento mais humanizado e seguro. "Reconhecemos que existe um processo de conscientização para o trânsito, mas é pouco”.
Tribuna do Norte
Assim é muito fácil, Passar faixas na pista nunca foi a solução, Tem que fazer a ciclovia separada com no minimo GELO BAIANO., Com peninha de gastar nosso dinheiro é?
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