A dinâmica é simples e segue o já praticado há anos em outras cidades, a exemplo da capital paulista, onde a sinalização está em uso desde 2014. São duas faixas diagonais de travessia que formam um “X”, de modo a facilitar a mobilidade de pedestres. Segundo a justificação da proposta, “trazendo maior praticidade sem que haja prejuízo à segurança dos mesmos”.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, a faixa em “X” tem facilitado a vida dos pedestres, que, em vez de efetuar a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, podem fazê-lo em uma única passagem. O tempo de espera nos semáforos, ainda em consonância com a Companhia, também diminuíram.
Sueldo explica que locais como o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, na Zona Leste da cidade, é um dos que podem receber a novidade. “A implantação das faixas, bem como os locais contemplados, porém, devem ser precedidos de estudo técnico de viabilidade feito pela pasta da Mobilidade Urbana. Com a aprovação, a Prefeitura Municipal passa a dispor de mais um recurso para facilitar a travessia dos pedestres”, explica o vereador autor da proposta, que segue para análise das comissões do legislativo municipal.
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