sexta-feira, 20 de abril de 2018

Faltam 40 dias para o fim da TV analógica em 26 cidades do RN

Resultado de imagem para FIM DA TV ANALOGICA
Agora é para valer: a partir do dia 31 de maio, todos os televisores de tubo e equipamentos fabricados antes de 2010 não receberão mais o sinal analógico da TV aberta, em Natal e outras 25 cidades do RN, e, se não estiverem preparados para transmitir a qualidade de som e de imagem que chegam na carona do digital, vão virar peso de papel. Em Mossoró, a transição definitiva deve acontecer até dezembro desse ano. A mudança é gradual, e a previsão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é que o sinal analógico seja desligado nos demais municípios do Estado até 2023 – prazo máximo para concluir a migração em todo o Brasil.

As vantagens da TV digital são fáceis de ver e/ou ouvir: enquanto o sinal analógico transmite apenas um canal de áudio mono e um canal de imagem com baixa resolução (480 linhas horizontais ou 704 x 480 pixels ou 337k de resolução); o novo sistema transmite quatro faixas de áudio e imagens em Full HD seis vezes mais nítidas que a antiga (1920 x 1.080 pixels ou 2 megapixel de resolução). A proporção da imagem vai mudar de 4:3 (relação da largura com a altura) para 16:9, mesmo formato das telas de cinema (widescreen).

“Em Natal essa tecnologia não é novidade, a InterTV Cabugi começou a transmitir o sinal digital há mais de oito anos. A diferença é agora, a partir do dia 31 de maio, todas as emissoras de televisão deixarão definitivamente de transmitir a programação nos dois formatos (analógico e digital) para a região metropolitana”, informou Luís Carlos Brito, responsável pela engenharia da afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte.

Além do salto na qualidade do vídeo, que estará livre de chuviscos e 'fantasmas', o telespectador também poderá escolher ouvir o som (sem chiados) no formato estéreo, com audiodescrição, ou ainda utilizar sistemas acústicos mais sofisticados que dividem o som e causam a sensação de profundidade como visto nos 'home theater' equipados com a tecnologia Dolby Digital 5.1.

A Anatel ensaia a migração das transmissões de TV para o formato digital desde 2006, quando foi definido que o sistema brasileiro seria desenvolvido a partir do padrão japonês. A primeira cidade que teve o sinal analógico de TV desligado foi Rio Verde (GO), em fevereiro de 2016, a partir de então o cronograma de transição ganhou embalo e até o final deste ano a expectativa é que todas as regiões metropolitanas do País estejam operando com o novo sinal. Continue lendo aqui...

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário