Durante os últimos meses, a equipe da Seja Digital e seus parceiros realizaram diversas ações de mobilização social em diferentes bairros e comunidades da região. Foram mais de 300 Caravanas da TV Digital e mutirões de agendamentos e instalação. Nessas ações, mais de 100 mil famílias agendaram a retirada do kit, distribuído gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, e antenistas formados em parceria com o Senai e a ONG Núcleo de Desenvolvimento Social realizaram mais de 10 mil instalações gratuitas de conversores e antenas digitais, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
ONGs locais, como o Lar Fabiano de Cristo, a Casa do Bem, a Fundação Fé, Alegria e a ADIC – Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN, foram importantes multiplicadores, ajudando a disseminar as informações pela região. Em parceria com 26 prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos CadÚnicos do Bolsa Família, ação que mobilizou cerca de 300 voluntários e contou com a apoio de 460 servidores, capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico.
Até o momento, a Seja Digital distribuiu mais de 225 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda continuassem assistindo aos canais abertos de televisão. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.
Nos pontos de retirada, as famílias também recebem um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor para que possam assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.
Nos pontos de retirada, as famílias também recebem um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor para que possam assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.
A região de Natal ainda foi pioneira em duas ações: o Cordel Digital e a Casa Digital. Na primeira, um cordel – manifestação popular tipicamente nordestina – foi criado com versos que explicavam os benefícios da TV digital e como as pessoas deveriam preparar seus televisores para receber o sinal digital. O cordel foi recitado em ônibus e praças da capital e região metropolitana, resgatando a cultura regional e levando informação para toda a população. A Casa Digital é uma exposição que conta a história da TV brasileira, passando do sinal analógico para o sinal digital, e que foi apresentada à população nas Caravanas da TV Digital, ação itinerante que percorreu diversas localidades.
A expectativa é que a região de Natal siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário