De acordo com a Sesed, os recursos para a instalação já estão garantidos por meio do Governo Cidadão, através do convênio com o Banco Mundial. Todas as etapas da licitação já foram concluídas, e a empresa vencedora aguarda o parecer do Banco Mundial que, como financiador do projeto, faz uma análise de todas as etapas do processo de licitação. De acordo com o tenente-coronel Constantino Emiliano, coordenador do projeto de videomonitoramento, as análises do banco já se encontram em sua fase final e, uma vez concluídas, as câmeras devem ser instaladas na cidades da região metropolitana.
Parte das câmeras do sistema de videomonitoramento da cidade foi instalada antes da Copa do Mundo do Brasil, de 2014. Algumas já começam a apresentar problemas e necessidade de manutenção em função do tempo de uso, como é o caso de duas câmeras da Via Costeira, que foram removidas pela manutenção. “As novas câmeras serão instaladas não apenas na capital, mas nas diversas cidades da região metropolitana, aumentando a nossa capacidade de monitoramento”, afirma o tenente-coronel Constantino Emiliano.
O videomonitoramento de Natal acontece com câmeras capazes de detectar e verificar as placas de todos os veículos que passem pelos pontos cobertos em tempo real, o que, de acordo com especialistas, facilita a identificação de criminosos ou carros roubados, por exemplo. Atualmente, o videomonitoramento coordenado pelo Ciosp é feito em parceria com a Prefeitura de Natal e outras instituições, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Tribuna do Norte
Mas quais serão as verdadeira funções das câmeras:multar? segurança pública?
ResponderExcluirMultar?
ResponderExcluir