“Em Natal, não temos casos de sarampo registrados e queremos manter esse resultado”, declara a Chefe da Imunização de Natal, Maria Karina de Oliveira. Para que a criança receba a imunização é necessário que os pais levem a carteira de vacinação ao posto de saúde.
O ápice da campanha será no dia 18 deste mês. O chamado “Dia D” terá como objetivo ser uma data alternativa para os pais que trabalham e não tem tempo de levar o filho para a vacinação durante a semana. O “Dia D” acontece o dia todo em todas as unidades de saúde do município tendo início das 8h às 17h.
“É de extrema importância que os pais levem as crianças para tomar a vacina, para não deixar nenhuma lacuna para que o vírus possa se proliferar, visto que ela é o meio mais eficaz para evitar a contaminação “, afirma Karina de Oliveira.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Morbillivirus. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, o que justifica a facilidade de contágio da doença. Os sintomas iniciais apresentados pelo paciente são: febre, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário