Para o presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior, vários fatores contribuíram para esse aumento na ocupação hoteleira no Estado, entre eles promoção e divulgação do destino. “Não há vendas se não houver destaque, seja por parte da ABIH ou governo, até porque, apesar de não ter ocorrido investimentos significativos em âmbito público, a infraestrutura turística se manteve estável no RN. No final de maio, lançamos uma campanha junto à operadora CVC para premiar os agentes de viagem que mais venderam destinos. Isso é relevante”, pontuou.
Com relação à Copa da Rússia, José Odécio comemorou o fato do mundial não ter alterado em nada a ocupação hoteleira potiguar. “A princípio, acredito que o evento prejudica nosso setor, porque as pessoas estão voltadas somente ao campeonato. Contudo, continuamos nosso trabalho para evitar justamente que fatores imediatos, incluindo aumento nas passagens aéreas, possam afetar nossa situação”.
O mercado internacional tem reagido bem no primeiro semestre, chegando a um aumento médio de 19,56% em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Federal, o aumento de 19,56% de estrangeiros entre janeiro e maio de 2018 corresponde a 13.629 turistas internacionais, sendo 2.230 a mais do que o mesmo período em 2017. O número representa uma injeção de aproximadamente R$ 5,5 milhões a mais na economia potiguar.
A Argentina se mantém na liderança com 5.059 turistas e crescimento de 61,5% em relação ao ano passado. Portugal também permanece na segunda colocação, seguido por Itália, Espanha, França e Alemanha. Na sequência, a Suíça, com crescimento de 71%.
Em 2018, o Rio Grande do Norte através do Governo e hotelaria estiveram presentes em eventos turísticos na Holanda, Espanha, Portugal (duas vezes) e Alemanha. Em maio, protagonizou o Meeting Brasil – Missão Rio Grande do Norte, com presenças no Uruguai, Argentina (três cidades) e Paraguai.
Por Wagner Guerra
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