sábado, 30 de setembro de 2017

Operações policiais aumentaram guerra entre facções no RN, diz secretária de Segurança

Para a secretária de Segurança do Rio Grande do Norte, delegada Sheila Freita, a maior parte das chacinas que aconteceram no estado em 2017 está relacionada ao enfraquecimento das quadrilhas de roubos a bancos e tráficos de drogas. Sem 'poder de fogo', as facções criminosas passaram a brigar ainda mais entre si, na disputa pelos setores onde ainda conseguem poder e dinheiro.

Pelo menos oito chacinas foram registradas nos nove meses do ano, no estado - número muito superior aos dos anos anteriores.

"Além de intensificar o trabalho, efetuar prisões, apreender armas, sobretudo armamento pesado, apreender drogas, isso tem feito com que as organizações criminosas atuem de outra forma. Então elas estão fazendo esse tipo de crime (assassinatos de várias pessoas) para chamar a atenção das autoridades policiais e ver se a gente deixa de incomodá-las", declarou a secretária à Inter TV Cabugi.

Sheila descartou possibilidade de recuar. "Nós não vamos fazer isso. Vamos continuar com as operações diárias, vamos continuar com as grandes operações em cima das organizações criminosas que atuam no roubo a bancos e tráficos de drogas", concluiu.

Mais de 80 pessoas morreram, desde o início do ano, em casos de chacinas e triplos homicídios em vários municípios do estado. Logo em janeiro, uma verdadeira guerra aconteceu dentro da maior penitenciária do RN, a de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde 26 homens perderam a vida.

Com informações do G1/RN

Reparo na via férrea fecha trecho da Bernardo Vieira

O trecho da Avenida Bernardo Vieira, entre a Rua dos Paianazes e a Avenida Coronel Estevam no bairro das Quintas, será interditado nos dois sentidos na manhã deste sábado (30) para reparos na via férrea que cruza a avenida. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o serviço é de rotina, e faz parte do programa de manutenção permanente – serão substituídos 48 metros de trilhos e dormentes. O cronograma prevê a conclusão dos trabalhos até a próxima quarta (04). Durante o período da interdição, o tráfego no entorno será modificado sob orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Um desvio foi sinalizado e agentes de trânsito irão acompanhar o fluxo de veículos nos horários de maior movimento.

Todas as viagens de trem programadas para este sábado (30) na linha Sul, que liga Natal a Parnamirim, foram suspensas. A assessoria de imprensa da CBTU informou que o serviço estará funcionando normalmente na segunda-feira (02). Já na linha Norte, entre Natal e Ceará Mirim, não haverá alterações. A Companhia realiza reparos na linha férrea entre as estações Padre João Maria e a Bom Pastor, nas Quintas.

A média diária, em dias úteis, é de 13 mil pessoas transportadas pelos sistema de trens urbanos. A CBTU realiza 30 viagens por dia, entre segunda e sexta-feiras: 16 na linha Sul, que possui 18 km de extensão; e 14 na linha Norte, com 38 km de extensão.

O tráfego de veículos na Avenida Bernardo Vieira, sentido zona Norte, foi desviado pouco antes do ponto de interdição. Até quarta-feira (04), carros particulares, e os ônibus urbanos e intermunicipais deverão entrar à direita na Avenida Coronel Estevam (antiga Av. 9) e seguir até Rua Baraúna ou a Rua Presidente Leão Veloso, para então acessar a Rua dos Paianazes e retornar ao fluxo na Bernardo Vieira.


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Justiça nega pedido de suspensão de concurso para agente penitenciário no RN

O Tribunal de Justiça indeferiu o pedido de suspensão do prosseguimento do concurso público para o cargo de agente penitenciário do Rio Grande do Norte. A medida liminar da Defensoria Pública negada pelo TJ pedia a suspensão até a adoção de todas as medidas cabíveis para adaptação do edital de convocação e realização de novo Teste de Aptidão Física para pessoas com deficiências reprovadas, anteriormente sem provas adaptadas.

Concurso prevê a criação de 571 vagas para agentes penitenciários no RN.

O magistrado Cícero Martins, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, entendeu que não cabe ao Juízo, de forma impositiva, determinar a adaptação das provas de avaliação física e dos respectivos cursos de formação profissional, relativamente aos candidatos portadores de necessidades especiais considerados inaptos no certame.

Martins ressalta na decisão que, dos 42 candidatos declarados portadores de necessidades especiais que realizaram o teste de aptidão física, 30 pessoas foram consideradas aptos ao prosseguimento das fases do concurso, e apenas 12 foram considerados inaptas para exercer as atividades inerentes ao cargo de agente penitenciário.

“Fato que demonstra que os exercícios, aplicados em igualdade de condições entre os candidatos de ampla concorrência e os portadores de deficiência, não se apresentaram desarrazoados ao certame, o que proporcionou a aprovação da imensa maioria dos portadores de necessidades especiais no referido teste. Neste contexto, permitir que sejam fornecidas condições especiais aos candidatos portadores de deficiência considerados inaptos, e não aplicar as mesmas condições àqueles considerados aptos no mesmo exame de aptidão física, com certeza, gerará a quebra de isonomia entre os próprios candidatos portadores de necessidades especiais. O que não é admissível pela Constituição e pelos preceitos da administração pública”, finaliza o juiz.

Com informações do G1/RN

Suspeito de assassinar PM está entre os presos após acidente com morte na Via Costeira

Um dos homens presos após uma perseguição ocorrida na Via Costeira, Zona Sul de Natal, é suspeito de ter envolvimento na morte de um policial militar. Quatro foram presos na ação nesta sexta-feira (29). Durante a fuga, eles colidiram contra uma moto e o condutor morreu no local.

Segundo a PM, o homem apontado como um dos assassinos do policial é Felipe Domingos Camilo, de 27 anos de idade. O sargento Jackson Sidney Botelho Matos, de 42 anos foi morto em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana em fevereiro.

Homens armados se aproximaram em um veículo e dispararam nas costas do policial, que estava em uma lanchonete. Ele morreu no local.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, Felipe Camilo também é suspeito de participar de um assalto a uma farmácia na Avenida Ayrton Senna, em Parnamirim, Grande Natal, em setembro passado, do qual um cabo da PM saiu ferido.

 
Felipe Camilo está internado no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, porque ficou ferido após o acidente. Ele era foragido da Penitenciária Estadual de Parnamirim. Camilo escapou da unidade junto com outros 18 detentos em dezembro de 2016. Ele estava detido por envolvimento em roubos a joalherias.

Os outros homens que estava no carro com ele nesta sexta (29) foram identificados como sendo Reverton Abath Pereira de Araújo, de 22 anos, Simoaldo Rodrigues Marques, de 21 anos, e Jonathan Medeiros de Moura, de 20 anos.


Com informações do G1/RN

Navio veleiro Cisne Branco atraca em Natal e será aberto para visitação pública

O Navio Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, atraca neste sábado (30) no Porto de Natal, onde ficará aberto à visitação pública até o dia 3 de outubro. Com entrada gratuita, o Navio Veleiro receberá visitantes das 14 horas às 17 horas em todos os quatro dias.

Incorporado à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000 e batizado como “Cisne Branco”, o Navio Veleiro que atracará em Natal neste sábado foi construído em Amsterdã, na Holanda, baseado nos projetos dos últimos “clippers”- tipo de veleiro – do século XIX. A construção foi realizada sob supervisão da Marinha do Brasil com o propósito de representar a Instituição em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, preservar as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil.

Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

MPF solicita informações sobre videomonitoramento da STTU em Natal

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou informações à Prefeitura do Natal sobre o videomonitoramento iniciado na cidade no último dia 10. O objetivo é apurar se o novo modelo de fiscalização - destinado a autuar motoristas flagrados em infrações de trânsito, com imagens até mesmo de dentro dos veículos – respeita o Código de Trânsito e, sobretudo, a Constituição.

Os pedidos foram encaminhados às secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e requisitam detalhes sobre a estrutura (quantidade de câmeras, localização, forma e horário de funcionamento) e a sinalização dos locais monitorados, bem como se os dispositivos possuem infravermelho, se há convênio para que os equipamentos reforcem a segurança da população, se as imagens serão gravadas, qual a empresa responsável por operacionalizar o sistema e como a receita arrecadada com as multas será aplicada, além de esclarecer se houve período de teste, avaliação e divulgação à sociedade.


O procedimento foi distribuído, por sorteio, para o 10º Ofício e ficará sob a responsabilidade do procurador da República Victor Mariz. Dependendo das informações obtidas, poderá ser arquivado ou convertido em um inquérito.
Critérios legais - A Resolução 471/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige requisitos mínimos para realizar as autuações dos infratores por meio de videomonitoramento, como a de que a autuação ocorra no momento da prática do ato - e não posteriormente com o uso de imagens gravadas a indicação clara de que a autuação se deu por meio do sistema de videomonitoramento; e a necessidade de o local da infração estar devidamente sinalizado.

O Contran e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) também foram oficiados pelo MPF para que expliquem se as resoluções na qual a Prefeitura se baseia para realizar esse tipo de fiscalização (471/2013 e 532/2015) atendem, “de forma técnica e segura, ao dever de regulamentação específica previsto no art. 280, § 2º, do CTB”. Ao departamento é solicitado, ainda, o detalhamento de como a fiscalização por videomonitoramento deve ser realizada.

Funcionamento - Conforme divulgado pela própria Prefeitura do Natal, as autuações a partir do novo sistema tiveram início no último dia 10, com a utilização de 54 câmeras, sendo 32 da STTU e 22 da Guarda Municipal – estas operadas de forma integrada entre os dois órgãos. O Ministério Público Federal atuará no caso porque, embora a fiscalização se dê por agentes municipais, tem como base a resolução do Contran, órgão vinculado ao Ministério das Cidades do Governo Federal.

Tribuna do Norte

Secretário da Semsur defende reordenamento do Alecrim na CMN

O secretário Jonny Costa, titular da pasta Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), esteve nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Natal (CMN) prestando esclarecimentos acerca do reordenamento urbano do bairro do Alecrim. A convocação foi feita por meio de um requerimento, aprovado à unanimidade dos vereadores, para entender a situação do bairro, após as informações desencontradas provocadas por embates entre ambulantes e integrantes da pasta.

De acordo Jonny Costa, entre as atribuições da Secretaria estão a normatização e fiscalização do comércio ambulante, todo o processo de ordenamento urbano. “Portanto, é obrigação da Secretaria viabilizar a devolução dos espaços públicos para os pedestres, garantindo assim a cidadania e o direito das pessoas de ir e vir. Para isso, é necessário haver a organização e a padronização da área. Eu não tenho culpa de, na situação de gestor da Semsur, de ter visto esse problema. Não posso ser omisso. Não vou e nem posso fugir do dever de buscar soluções para a comunidade do Alecrim e da população natalense. Não dá pra continuar do jeito que está. Fui instado pelo Ministério Público para cumprir a determinação. Eu tenho respeito pelos trabalhadores, mas entendam que eu tenho que observar o que a lei diz”, enfatizou.

O titular da Semsur explicou que foi procurado por uma empresa de São Paulo que se predispôs a fazer todas as obras de intervenção urbana pelo prazo de 24 meses e que essa empresa será a responsável pela execução. Ele pontuou apresentou imagens da primeira intervenção que seria realizada entre os dias dia 7 e 17 de outubro na avenida Presidente Bandeira (Avenida 2), no trecho compreendido entre as avenidas dos Paianazes e Paiatis (10 e 11, respectivamente). “O Município está com dificuldade de arrecadação. Não é possível remanejar recursos da saúde para solucionar esse problema. Me foi apresentada uma alternativa de iniciativa de empresários para realizar a revitalização das calçadas e decidimos por tornar essa empresa a responsável. Esse prazo foi proposto para que a empresa entregue dentro de um calendário de olho no Natal”, disse.

O vereador Sandro Pimentel, um dos propositores da convocação, criticou a falta de transparência e de detalhes do projeto de urbanismo do Alecrim. “O que soa estranho são as incertezas. O secretário diz que tem uma parceria com uma empresa de São Paulo que vai fazer shopping, calçada, relógio, camelódromo, praça, mas cadê o projeto? Quando se questiona sobre o projeto, ele diz que não tem. Esses camelôs que vão sair das calçadas no dia 7 de outubro pra onde? Ele não responde nada. Nada foi publicado, não tem consulta pública, licitação, PPP [Parceria Público-Privada], nada”, disparou.

Esses mesmos pontos também foram criticados pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas (Sinarq). A presidente da instituição, Flávia Laranjeira, recomendou encaminhar o caso para o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). “É a segunda vez que venho aqui para ver o projeto e nenhum projeto é apresentado. Não vou ter como fazer análise dos impactos se eu não tenho o projeto. Só tenho a informação que os ambulantes sairão dali, mas não tenho a informação do local pra onde vão. A Prefeitura nunca se interessou em ordenar o Alecrim. Agora, quando surge a iniciativa privada, a Prefeitura prioriza essa intervenção sem contrapartida, sem projeto e sem licitação. Sugiro que tudo seja encaminhado ao MP para que tudo seja paralisado até que tudo seja esclarecido e que todos os documentos sejam apresentados”, indicou.

Os ambulantes foram informados de que algumas calçadas do bairro já começariam a ser interditadas no dia 7 de outubro para que o reordenamento já fosse iniciado sem qualquer trabalhador. José de Anchieta, presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Natal, disse que a categoria não irá sair no prazo proposto pela Prefeitura. “Somos trabalhadores dignos e honestos. Tem gente sem dormir e sem saber o que fazer da vida. Vamos vender com educação essa luta. O que queremos é o direito de trabalhar de forma honesta e de sustentar nossas famílias. Nós não vamos sair. Se for necessário, vamos nos acorrentar e ficar de vigília”, avisou.

Todos os parlamentares que participaram da sessão foram unânimes em pedir mais tempo para a retirada dos vendedores. A maioria deles também pediu mais detalhes sobre o projeto. Segundo dados da Associação, mais de 1,1 mil ambulantes circulam diariamente no bairro. O Alecrim é um dos maiores centros comerciais da capital potiguar e o comércio informal é um grande responsável por movimentar a economia local.


Portal no Ar

Homem é morto ao tentar fugir de assalto no interior do RN

Um vendedor de veículos foi morto na noite desta quinta-feira (28) após reagir a uma tentativa de assalto em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. Segundo a Polícia Militar, Francisco Marcelino, de 59 anos, tentou correr ao perceber a chegada dos assaltantes, mas acabou baleado e morreu antes de o socorro médico chegar.

Ainda de acordo com a PM, Francisco Marcelino estava voltando de um evento na Ilha de Sant'Ana, onde teria trabalhado. Ele estava a caminho de casa quando dois bandidos se aproximaram da moto dele e, também em uma motocicleta, anunciaram o assalto. Isso foi no bairro de Boa Passagem. Francisco desceu do veículo, mas tentou fugir. Assim que começou a correr, os assaltantes atiraram.

A polícia informou também que Francisco tinha com ele uma certa quantia em dinheiro, que seria referente à venda de uma moto que ele tinha feito mais cedo, na concessionária de veículos em que ele trabalhava. Os assaltantes não chegaram a levar nada dele.

A polícia fez busca pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.


Com informações do G1/RN

Detran amplia horário de agendamento de teste prático no Via Direta e Parnamirim

Atendendo a mais uma estratégia do Governo do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ampliou o atendimento aos usuários que desejam agendar o teste prático de direção veicular. O agendamento que antes era feito em horário reduzido foi ampliado tanto na Central do Cidadão do Shopping Via Direta, em Natal, como também na situada na cidade de Parnamirim.

Os usuários podem agendar o teste prático de direção veicular na unidade do Shopping Via Direta, às segundas e sábados das 9h às 14h30, e de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 20h, antes esse agendamento só era feito na parte da tarde. Em Parnamirim, o atendimento é realizado das 8 às 17h, de segunda à sexta.

Para realizar o agendamento, basta o usuário comparecer ao local de sua preferência de posse da carteira de identidade e CPF, agendar o horário e pagar a guia de compensação do serviço. O agendamento para a prova prática só é realizado após o aluno concluir toda a etapa do curso teórico e prático ministrado pelo Centro de Formação de Condutor (CFC) de sua escolha.
“A ideia é ampliar o atendimento em todos os postos do Detran, facilitando a prestação do serviço para a população, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, avaliou o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara.

Assessoria de Comunicação Detran/RN  

Polícia Militar detém quadrilha após perseguição e confronto na Via Costeira

Bandidos perseguidos pela Polícia causaram um acidente grave na Via Costeira, na altura do Hotel SERHS, na manhã desta sexta-feira (29). A perseguição começou quando policiais militares realizavam a operação Alvorada 2, de patrulhamento ostensivo nas ruas de Ponta Negra, logo nas primeiras horas da manhã. Até o momento, uma morte foi confirmada.

Os policiais identificaram um veículo modelo HB20 com quatro indivíduos dentro, próximo à praça do "disco voador", em Ponta Negra, e solicitaram ordem de parada. Na hora em que foi feita a solicitação, o veículo acelerou e começou a empreender uma fuga da viatura policial. A polícia veio perseguindo os indivíduos pela Via Costeira e, na altura do SERHS, o HB20 perdeu o controle e atravessou a pista, colidindo com um carro modelo I30 e uma moto.


O motorista da moto, Edy Charlison, 34, estava levando a mulher ao trabalho e faleceu na hora da colisão, devido a uma lesão na coluna cervical. Siliane Alves, 34, que estava na garupa, sofreu ferimentos leves e já foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento. A outra vítima foi identificada como Carlos Eduardo Araújo,36. Ele dirigia um veículo modelo I30, também foi atingido pela colisão, mas não sofreu graves ferimentos e foi encaminhado à UPA.
Os quatro suspeitos envolvidos na perseguição não sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à Central de Flagrantes. O carro que dirigiam tinha placa adulterada com fita isolante, prática que costuma ser utilizada por criminosos para tentar despistar a polícia na identificação de carros roubados, como destacou o Coronel Fagundes, responsável pela operação. Eles ainda não tiveram suas fichas levantadas pela polícia mas, segundo Fagundes "seus rostos já são conhecidos pela força policial".
No local do acidente, o trânsito demorou a fluir normalmente . Muitos curiosos param para filmar o acidente inclusive discutindo com os policiais que tentam liberar a via para circulação. No sentido Zona Sul, o trânsito encontrou-se parcialmente parado, com uma fila de carros de quase 1km se formou desde o local do acidente, que foi bloqueado pelos dois veículos.

Os quatro suspeitos foram presos, conduzidos ao pronto socorro do Hospital Clovis Sarinho para realizar exames e serem levados em seguida à Central de Flagrantes da Delegacia Geral da Polícia Civil (DEGEPOL).

Tribuna do Norte

Deatur apreende maconha, cocaína e crack na escadaria do bairro de Mãe Luíza

Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (Deatur) apreenderam, na quinta-feira (28), uma pequena quantidade de maconha, cocaína e pedras de crack na escadaria do bairro de Mãe Luíza, da capital. A Deatur realizava diligências quando se deparou com a situação de vários usuários de drogas na escadaria do bairro. Durante a abordagem das pessoas que estavam na escadaria, os usuários empreenderam fuga e dispensaram as drogas em um canto de parede, sendo encontrada e apreendida pela equipe policial.

PC/ASSECOM

PM detém homem por cometer crime ambiental em Genipabu

Nesta quinta-feira (28), policiais militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) detiveram um indivíduo acusado de realizar desmatamento na Área de Proteção Ambiental (APA) de Genipabu, município de Extremoz, no Litoral Norte Potiguar.

Contra o autor do crime ambiental foi lavrado um termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO.

A Área de Proteção Ambiental Genipabu foi criada através do Decreto Estadual N° 12.620 de 17 de Maio de 1995, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias mata atlântica e manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais e animais presente nos municípios de Natal e Extremoz. Com uma área de 1.881 hectares, a APA Genipabu, assegura a preservação ambiental de uma área de tabuleiros, dunas, bem como o importante Complexo Dunar de Genipabu, região com intensa atividade turística.


PM/ASSECOM - Sd Ricardo

Gerente de banco é feito refém dentro de agência na Zona Norte de Natal, diz PM

Um gerente do Banco do Brasil é feito refém desde o início da manhã desta sexta-feira (29) na Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima e os criminosos estão dentro da agência, na avenida Tomaz Landim, no bairro Igapó. O prédio está cercado pela PM.

Além das equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, foram deslocados grupos do Batalhão de Choque da PM e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Negociadores estão no 
local.
Ainda de acordo com a PM, equipes que foram até a casa do gerente, no bairro Nova Parnamirim, na Grande Natal. O imóvel foi encontrado aberto e todo revirado. A polícia trabalha com a possibilidade de a família do gerente estar sendo mantida refém em um cativeiro.

O comércio no entorno do banco foi fechado e o tráfego de veículos interrompido na avenida, que é uma das mais movimentadas da Zona Norte da capital.

Com informações do G1/RN

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Degepol recebe alunos da UnP para visita de análise estrutural de prédios

A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) recebeu, nesta quinta-feira (28), estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Potiguar (UnP) para a realização de um estudo de edificações objetivando a análise estrutural dos prédios da sede da Degepol e da Central de Flagrantes. A visita dos alunos a Degepol é resultado de um convênio firmado entre a instituição de ensino UnP e o órgão. A inspeção do espaço realizada pelo grupo possibilitará a análise das características físicas e técnicas das estruturas e um diagnóstico acerca da possibilidade de ampliação vertical da área de uso e de reformas para futuras obras de expansão.

Os alunos realizarão ainda, outras visitas a Degepol para estudos detalhados, sendo utilizados equipamentos específicos de ultrassom e de raio-x pelos alunos, que integram o projeto de pesquisa E-labora, o qual tem como coordenador geral, o engenheiro Felipe Ferrúcio. Na visita, estavam presentes o gestor de estágios da Polícia Civil, Ivanelson Arrais, a professora de engenharia civil da UnP e pesquisadora do E-labora, Everlânia Silva, alunos do curso, além do delegado geral, Correia Júnior, que agradeceu a disponibilidade do grupo e o seu empenho na análise das estruturas do órgão.

PC/ASSECOM

PRF recupera ciclomotor na BR-226 em Natal

Na manhã desta quinta-feira (28), no perímetro urbano da BR 226, em Natal, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um jovem de 18 anos, sem capacete, que conduzia uma Traxx, sem placa de identificação.

Ao solicitar documento do veículo, o condutor, que não era habilitado, apresentou uma nota fiscal com suspeita de ser adulterada. Ao verificar a numeração do chassi e realizar consultas aos sistemas de segurança, constatou-se a adulteração da Nota Fiscal, bem como queixa de roubo/furto desde 2010.


Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a DEPROV, em Natal, para as providências legais cabíveis.

Núcleo de Comunicação Social da PRF/RN

TRE-RN mantém cassação de prefeita e vice-prefeito do município de Água Nova.

Por unanimidade, o colegiado de juízes que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiram, na tarde desta quinta-feira (28), ratificar a cassação dos mandatos da prefeita e do vice-prefeito do município de Água Nova, Iomária Rafaela Lima de Souza e Elias Raimundo de Souza, respectivamente, por abuso de poder político, econômico e compra de votos.

Em primeira instância, a cassação da dupla havia sido promovida pelo juiz da 65ª Zona Eleitoral, Dr. Osvaldo Cândido de Lima Júnior, que também optou por tornar a prefeita Rafaela e o vice Elias inelegíveis por oito anos, além de determinar que o presidente da Câmara Municipal de Água Nova assumisse, interinamente, o cargo de prefeito até que novas eleições fossem realizadas.

No entanto, como foi apresentado recurso, a gestora água-novense vinha se mantendo à frente do Executivo por força de uma decisão liminar, ou seja, estava se "segurando no pincel".

Todavia, agora, a decisão proferida pelo Pleno do TRE-RN revogou os efeitos da decisão interlocutória e, consequentemente, confirmou a condenação de Rafaela Carvalho, assim como, também, de Elias Raimundo, algo que, certamente, ensejará a realização de novas eleições no município.

Vale salientar que ainda cabe recurso da decisão no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Robinson Faria na lista dos sete governadores denunciados

A crise de confiança em políticos tradicionais não é fruto apenas de denúncias de corrupção em Brasília. Além do presidente Michel Temer, apontado pelo Ministério Público Federal como líder de uma quadrilha, ao menos 7 dos 27 governadores brasileiros são réus ou denunciados na Justiça pelas mais variadas ilegalidades.

As acusações que pesam contra os chefes de Executivos estaduais incluem desvio de dinheiro, fraude em licitações e sonegação fiscal. Juntos, os 7 governadores acumulam 12 denúncias judiciais. Governadores possuem foro privilegiado — o direito de ser julgado em uma instância judicial especial.

No caso deles, o foro garante que o processo seja analisado no Superior Tribunal de Justiça. Glossário Denúncia: quando o Ministério Público apresenta uma acusação formal Processo: quando a Justiça aceita a denúncia e torna o acusado em réu Até maio de 2017, para que um governador se tornasse réu, ou seja, passasse a ser alvo de um processo, era necessário que a Assembleia Legislativa de seu estado autorizasse, em rito similar ao de acusações contra presidentes da República.

Segue a lista:

Waldez Góes, do Amapá
O governador que acumula mais processos no STJ atualmente é Waldez Góes (PDT), do Amapá, sendo réu em quatro. Mas a situação de Waldez já foi pior.

Robinson Faria, do Rio Grande do Norte
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), foi denunciado em setembro de 2017 pelo Ministério Público sob acusação de ter recebido ilicitamente R$ 100 mil por mês entre 2006 e 2010, quando era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do estado.

Marconi Perillo, de Goiás
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob acusação de receber propina da construtora Delta para quitar dívidas da campanha eleitoral de 2010. Em troca, o governador teria aumentado o valor de contratos da Delta com o governo goiano.

Confúcio Moura, de Rondônia
O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), aguarda a definição do STJ sobre duas denúncias que pesam contra ele. A primeira apura fraudes em licitações no governo estadual. Já a segunda acusa Confúcio de sonegação fiscal quando era prefeito do município de Ariquemes, também em Rondônia.

Wellington Dias, do Piauí
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é réu em processo que apura o rompimento da barragem de Algodões. A tragédia ocorreu em 2009 deixou nove mortos e levou destruição por dezenas de quilômetros. Na época, Dias cumpria seu segundo mandato como governador — atualmente, está no terceiro.

Fernando Pimentel, de Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), acumula duas denúncias, ambas de 2016, por corrupção e lavagem de dinheiro. Elas são baseadas em resultados da Operação Acrônimo da Polícia Federal.

Marcelo Miranda, do Tocantins
O governador do Tocantins, Marcelo fffMiranda (PMDB), também foi denunciado pelo Ministério Público em maio de 2015.

Facções de outros estados podem ter ligação com chacina nas Rocas

A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa já deu iniciou as investigações para apurar as razões e autoria da chacina registrada na tarde desta quarta-feira (27), no bairro das Rocas, zona Leste de Natal. A DHPP aponta como uma das hipóteses a ligação do fato com facções criminosas que atuam no Rio Grande do Norte e de outros Estados. Na ocasião quatro pessoas foram mortas no interior de uma residência e duas ficaram feridas.

De acordo com o delegado Marcos Vinícius que assume interinamente a diretoria da divisão, nenhuma linha é descartada nesse momento, porém duas delas se destacam. "O que foi apurado no local coloca as vítimas em duas esferas investigativas, a ligação delas na guerra do tráfico de drogas e a participação em facções criminosas que atuam no no Rio Grande do Norte e em outros Estados do Nordeste", disse.

As vítimas da chacina foram identificadas como Vladson Barros de Andrade, de 30 anos, Radanésio Barbosa, de 23, Dayse Suely França, 28 anos e um adolescente de 17 identificado como Eduardo Alison Silva. As outras pessoas que ficaram feridas durante o atentato não tiveram os nomes revelados. Vinícius relatou ainda que quem está presidindo o inquérito que investiga a chacina é o delegaso Mateus Trindade. Qualquer informação sobre os assassinatos podem ser passadas pelo número 181, disque denúncia.

Portal BO

Agentes de trânsito podem trabalhar armados, decide Senado Federal

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (27), em votação simbólica, o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Guardas municipais nessa função também terão o mesmo direito. O projeto segue para sanção presidencial.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB-Lei 9.503/1997), “agente da autoridade de trânsito” é toda pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

Do ex-deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB-DF), o projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). A proposta estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial.

Em apoio ao projeto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) lembrou que os agentes de trânsito abordam veículos roubados e criminosos. O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que os agentes usarão armas de pequeno calibre.

O senador Reguffe (sem partido-DF) defendeu o fortalecimento das instituições públicas que protegem os cidadãos e disse que os agentes usarão as armas apenas em serviço, o que ajudará na garantia da integridade física desses profissionais. Os senadores Benedito de Lira (PP-AL) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lembraram que a categoria faz o trabalho de policiamento do trânsito.


Por Agência Senado

Hospital João Machado realiza semana alusiva à prevenção do suicídio

O Hospital Colônia Doutor João Machado (HJM) dedicou uma semana inteira para o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. De 25 a 29 de setembro, a Comissão Executiva Local do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do HJM e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), promoveram palestras e rodas de conversa alusivas à campanha.

Na terça-feira (26) aconteceu a roda de conversas intitulada "Amor à Vida", com a participação do psicólogo e professor Pires e das estagiárias de Psicologia Ionara Priscila e Nara Gomes. Na ocasião, diversos servidores que compareceram à atividade puderam relatar angústias e compartilhar vivências pessoais, enquanto os profissionais da Psicologia tratavam da alegria de viver, do amor à vida.

Ministrada pela Dra. Raianna Pereira, a palestra “Prevenção ao Suicídio” foi realizada nesta quinta (28). A palestrante técnica falou sobre como identificar sinais de risco e como se pode ajudar alguém que pensa acabar com a própria vida. O evento faz parte também das atividades da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em alusão ao Dia Mundial do Coração, nesta sexta (29) será realizado também aferição de pressão arterial e testes de glicemia para os servidores da unidade hospitalar.

ASCOM/SEARH

Mais de 11 mil patrulhamentos foram realizados nas unidades de saúde em seis meses do RondaS

A coordenação técnica da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) apresentou relatório de atuação do serviço de patrulhamento preventivo realizado em seis meses de funcionamento do RondaS. As informações foram divulgadas durante a 16ª Reunião do Colegiado Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e apontou que no período foram efetivados mais de 11 mil patrulhamentos em 82 unidades de saúde municipais da capital.

Os dados mostram que os 31 guardas municipais que atuam diariamente no RondaS realizaram mais de 1.800 visitas de segurança preventiva por mês e cerca de 62 por dia. As rondas são direcionadas aos postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e ao Hospital Municipal, todos geridos pela Prefeitura do Natal.

As informações constatam ainda que os guardas municipais patrulham as unidades de saúde mais de uma vez por dia, já que nos finais de semana os postos de saúde não são abertos, ficando os atendimentos médicos funcionando nos postos de atendimento de urgência e emergência 24h, a exemplo do Hospital Municipal de Natal, maternidade e UPAs.

Os guardas municipal e coordenador do Distrito Sul do RondaS/GMN, Raphael Costa, explicou a operacionalização do serviço que segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todo as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais do RondaS.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, participou da reunião do GGI-M e assegurou a importância do RondaS para os servidores da saúde do município e para o cidadão que necessita de atendimento médico em qualquer uma das unidades municipais. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, comentou.

De caráter deliberativo e executivo, o GGI-M tem o objetivo de buscar soluções para as questões de segurança pública de Natal, facilitando o diálogo entre os órgãos competentes. Os participantes do Colegiado Pleno do GGI-M são as autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social, pelas ações sociais e preventivas; autoridades estaduais da área de segurança que atuam no município, a exemplo das polícias Civil e Militar, além da Defesa Civil; e autoridades federais com funcionalidade no âmbito da capital.

Assessoria de comunicação da Guarda Municipal do Natal

ITEP-RN passa a realizar exames de retrato falado

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está dando início a realização de exames de retrato falado, que consiste em identificar pessoas através de características faciais. Este novo serviço irá auxiliar a Polícia Civil em investigações de crimes, facilitando na identificação de suspeitos.

Segundo Marcos Brandão, diretor-geral do ITEP, foi investido R$ 20 mil para reforma de uma sala e aquisição de equipamentos necessários para abertura do setor.

"Este serviço é importantíssimo para auxiliar nas investigações. Com a realização do exame podemos ter uma aproximação de cerca de 90% das características faciais do suspeito”, revela.

O exame de retrato falado será realizado por um agente técnico forense papiloscopista, que irá atender possíveis vítimas para realizar a construção de um perfil facial do suspeito.

“Num primeiro momento nós entrevistamos a pessoa, e na sequência vamos formando o desenho diante das características que são repassadas”, comenta Francisco Canindé, agente técnico forense papiloscopista responsável pelo retrato falado.

Para a abertura do setor, o ITEP conseguiu recursos através de um convênio celebrado entre o instituto e 2ª Vara de Justiça Criminal.


ASSECOM/ITEP

Servidores protestam no Centro Administrativo e cobram pagamento de salários

Servidores do Estado protestam contra os atrasos nos pagamentos dos salários, em frente a Secretaria de Tributação. Centenas de profissionais foram ao ato, na manhã desta quinta-feira (28), que é iniciativa do Fórum Estadual de Servidores e visa pressionar o Governo a fazer o pagamento dos salários dos funcionários do Poder Público sem atraso.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN afirmou que as mobilizações para este ato tiveram muitas respostas positivas da categoria.

"A questão do atraso de quase dois meses no pagamento dos salários esta insustentável, e as pessoas estão pedindo respostas", disse Freitas.

De acordo com os mobilizadores do protesto, a ideia é realizar uma assembleia em frente a Secretaria de Tributação e, em seguida, seguir em marcha para a frente da Governadoria, onde vão solicitar uma reunião com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.

Queremos diálogo, a nossa intenção não é radicalizar o movimento. Mas precisamos de respostas e soluções, contrapartidas do Governo", completou Freitas.

Na última quarta-feira (27), o Governo do Estado anunciou que só vai concluir a folha de pagamento do mês de agosto no dia 5 de outubro. O anúncio provocou revolta entre os servidores, que veem com preocupação o quadro que ao longo do ano só tem piorado, e gera preocupações inclusive em relação ao pagamento do 13º salário, como afirmou o presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Nivaldo Brum.

"Esse quadro sinaliza uma situação preocupante em relação às finanças do Estado, e nos da uma perspectiva do que pode acontecer, por exemplo, com o 13º. É preciso haver um reequilíbrio desta situação com urgência", disse Nivaldo.

Até o momento, não há qualquer sinalização para os servidores de que o Governo vá colocar em dia a folha de pagamento, mesmo com a aprovação na última semana de empréstimo de R$ 698 milhões para o Estado.

Tribuna do Norte

Polícia Militar promove capacitação para oficiais e praças no 2º BPM em Mossoró

Ocorreu durante esta quinta-feira (28), no auditório do 2º Batalhão de Polícia Militar em Mossoró/RN, uma série de instruções voltada para elaboração de procedimentos administrativos disciplinares. A finalidade é assegurar o funcionamento eficiente e regular das atividades jurídicas no âmbito institucional.

O aperfeiçoamento concerne numa espécie de revisão dos atuais aspectos jurídicos, além de proporcionar conhecimentos acerca dos atos administrativos. A instrução é ministrada pelo Capitão QOPM Amâncio dos Santos Souza com público-alvo composto por oficiais e sargentos do 2º BPM e demais unidades militares da Região Oeste Potiguar.

PM/ASSECOM - Sd Ricardo

Verdade ou mentira: Bebê foi raptada na zona oeste de Natal?

"Alerta!!! Compartilhem... Gente essa bebê foi roubada na rua da feirinha em Felipe Camarão. Tem apenas 28 dias de nascida". Essa narrativa, acompanhada de uma foto de uma recém-nascida vestida com uma roupa rosada, em um sono profundo, tem sido compartilhada no Whatsapp e outras redes sociais nas últimas horas.

Leitores do portal Novo Notícias pediram para que a história fosse checada. Afinal, é mais um acontecimento do cotidiano de violência que atinge a cidade ou é só mais um boato espalhado na internet? Checamos e a resposta é a segunda opção. Não passa de mais um boato.

Um áudio chegou a ser criado para dar mais veracidade à narrativa. Um homem que se diz chamar Anderson e ser motorista de Uber compartilha uma foto em um grupo de Whatsapp. Ele afirma ter levado uma passageira do bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, até a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), onde fica a Delegacia de Plantão da Zona Sul. A moça estaria desesperada e registraria um boletim de ocorrência porque a filhinha foi raptada. O autor do áudio pede que seu relato e a imagem da criança sejam compartilhados para "ajudar" a mãe a encontrar a filhinha.

A reportagem procurou a Polícia Civil para checar a informação. Por meio de sua assessoria de imprensa, a instituição negou haver qualquer registro do tipo na cidade. Não há boletim de ocorrência sobre o caso na Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde a moça teria registrado o crime, ou mesmo na 14ª Delegacia de Polícia de Natal, que cobre o bairro de Felipe Camarão.


Então de onde viria o relato ou a foto compartilhada? Não conseguimos identificar os autores da narrativa, mas a foto foi encontrada. A bebezinha, na verdade, hoje tem três anos recém-completados. A imagem com a menina de ar angelical que clamamente dorme, é de setembro de 2014. A reportagem procurou a imagem no Google e descobriu que ele é de um site com foco nos temas gravidez e cuidados com bebês. Ele se chama "Babby Center ("https://brasil.babycenter.com/)

A reportagem não vai citar nomes contidos na postagem original para proteger as identidades de mãe e filha alvos do boato. Mas é possível dizer que a própria mãe fez um relato no site Babby Center, quando a filha nasceu. Ela queria expressar sua felicidade pelo nascimento da menina. A moça disse que a criança nasceu de 37 semanas e houve complicações no parto, mas que "graças a Deus" as duas estavam bem.

Novo Notícias

Onze chacinas foram registradas no Estado do Rio Grande do Norte em nove meses

A mancha da violência no Rio Grande do Norte cresce em vários aspectos, diariamente. Um deles é o número de chacinas, quando quatro ou mais pessoas são assassinadas em uma só ação. De acordo com o OBVIO (Observatório da Violência Letal Intencional), nos últimos nove meses, 11 casos semelhantes foram registrados, contabilizando 72 mortes.

Todos os assassinatos apresentaram características de execução. As vítimas foram mortas com tiros de grosso calibre que atingiram principalmente a cabeça. Os cenários desses homicídios foram as cidades de Natal, Touros, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Serra do Mel, Mossoró, Ielmo Marinho e Parnamirim. Em alguns desses municípios, as chacinas ocorreram duas vezes, como Parnanirim e Extremoz.

As chacinas registradas em Natal são investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa, já as que aconteceram nas outras cidades do Estado as investigações ficam sob a reponsabilidade da Polícia Civil de cada um desses municípios, ou das delegacias regionais. Até agora nenhum desses 11 casos foi elucidado, os presidentes dos inquéritos que investigam as mortes se deparam com duas dificuldades, o baixo efetivo e a ausência de testemunhas. No entanto, a polícia destaca que a denúncia feita de forma anônima, pelo número telefônico 181 é de extrema importância para a identificação e prisão dos autores dessas execuções.


Portal BO

Criminosos trocam tiros com a PM e dois morrem durante operação no Mosquito

Dois criminosos morreram e duas espingardas e drogas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (28) durante uma operação realizada pela Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Batalhão de Choque da PM na comunidade do Mosquito, que fica no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. O número de pessoas presas, no entanto, ainda não foi confirmado.

"Os dois homens mortos foram baleados durante confrontos com os policiais. Ambos foram socorridos, mas não resistiram", ressaltou o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da PM. Um dos mortos foi identificado como Francinaldo Gomes da Silva, de 30 anos, que segundo o oficial é foragido da Justiça.

Ainda de acordo com Franco, a ação no Mosquito faz parte da operação Madrugada Segura, que tem o objetivo de localizar e prender foragidos, evitar o transporte de drogas e armas nas comunidades, além de coibir o roubo de veículos entre outras missões.


Com informações do G1/RN

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Estradas já registram mais de 13 milhões de multas por excesso de velocidade

As multas por excesso de velocidade lideram o ranking das infrações cometidas no trânsito em 2017. De acordo com o Governo Federal já são mais de 13 milhões de multas aplicadas por excesso de velocidade em vias e estradas brasileiras. O número até setembro é próximo do total somado em 2016, quase 15 milhões de multas. Nos últimos sete anos, a alta velocidade é a infração mais cometida pelos motoristas em todo país.

Dirigir sem cinto de segurança, avançar no sinal vermelho e estacionar em locais inapropriados fecha o ranking das infrações mais cometidas no Brasil, segundo o levantamento.

Os reflexos desse comportamento ao dirigir podem ser observados no número de acidentes em rodovias federais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2017 já são quase nove mil acidentes graves, quando há pelo menos um ferido grave ou então óbito. Esses acidentes já causaram mais de três mil mortes e deixaram mais de 41 mil feridos.

Para reduzir esses números, o Governo Federal planeja ações, programas e projetos destinados a educação, conscientização e prevenção aos acidentes nas estradas.

Atualmente, as multas por velocidade podem variar de valor conforme a gravidade. Segundo o Detran, se a velocidade superar os 20% estabelecidos pela via o condutor sofrerá uma multa média, tendo que pagar R$ 85 mais quatro pontos na carteira de habilitação; Se a velocidade estiver entre 20 e 50% a infração passa a ser grave, e o condutor terá que pagar R$ 127 e receberá cinco pontos na carteira. No último caso, quando o motorista estiver acima de 50% ele terá que pagar R$ 574, receber sete pontos, terá a carteira apreendida e terá o direito de dirigir suspenso.

População LGBT fará protesto contra a ‘cura gay’ em Natal

A população LGBT não irá se calar! Nesta sexta-feira (29), a partir das 15h, o estacionamento do supermercado Carrefour sediará o manifesto colorido contra a decisão judicial.

O protesto, organizado pela comunidade LGBTQ natalense, também irá debater temas pertinentes à, popularmente chamada, “cura gay”, como a violência contra os direitos humanos e as liberdades individuais.

No último dia 15 de setembro, uma notícia tomou conta do assunto de milhares de pessoas nas redes sociais e rodas de conversas: a “cura gay”. Pois é, em pleno século XXI, volta-se à tona a discussão de tratamento para a homossexualidade.

A liminar concedida pelo juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª vara do Distrito Federal, na última sexta-feira (15), permite que psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e fazer terapias de “reversão sexual”, sem que sofram censura.

Essa decisão demonstra a face cruel da LGBTfobia, reforçando a violência contra as LGBT’s e refletindo as estatísticas que mostra que o Brasil é o País que mais mata LGBT’s no mundo. Legaliza a prática de tortura e a tratamentos desumanos.

Portal no Ar

Sindicalistas fazem ato em defesa da ação contra a Guararapes no MPT

O movimento sindical realiza um ato neste momento em frente ao prédio do Ministério Público do Trabalho em defesa da ação civil contra a Guararapes e em solidariedade a procuradora Ileana Neiva. Cerca de 100 pessoas de diversas organizações estão presentes, como centrais sindicais, associações e sindicatos.

"É um ataque brutal do grupo Guararapes contra o MPT. Nós temos clareza que os ataques são para desviar a atenção do desrespeito as leis trabalhistas", afirma Juvêncio Godeiro, do sindicato dos bancários do RN.

"Desde 2010 que o MPT fiscaliza a Guararapes, não é de hoje. E eles aproveitaram esse momento de reforma trabalhistas para fazer essa ofensiva. Estamos aqui para externar solidariedade ao MPT e a doutora Ileana", completa.

Os discursos falam, sobretudo, de apoio a procuradora Ileana e ao MPT. A avaliação é que a Guararapes pressiona o trabalho de fiscalização e apresenta argumentos falaciosos. "Flávio Rocha engana quando fala que criou 2.300 empregos nas facções, porque no mesmo período foram excluídos 2.500 empregos na Guararapes. O lucro deles é de mais de R$ 300 milhões e eles querem mão de obra barata para ter mais".

Na semana passada, funcionários da Guararapes fizeram uma manifestação contrária à ação no mesmo local. Juvênio Hemetério avalia que o ato organizado pela empresa, com adesão de cerca de cinco mil funcionários, é "oportunismo" e "defesa de interesses privados". Ele acredita que os funcionários que estiveram presentes foram pressionados a estar presentes no dia. "Eles liberam os trabalhadores no dia para vir para cá com ônibus da empresa. Na greve geral em abril deste ano (puxado pelas centrais sindicais), os mesmos trabalhadores da Guararapes aderiram o movimento e foram criticados. Na época, eles disseram que perderam R$ 6 milhões por causa de um dia sem trabalho", diz.

Marcos Antônio, coordenador do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), afirma que, apesar de não ter uma atuação direta na fábrica, é interesse de outros movimentos sociais defender o MPT porque toda a população sofre com isso. Ele cita que nas ocupações do Movimento, existem pessoas que já trabalharam na Guararapes e, com a demissão, precisaram ir para a rua. Além disso, ele classifica a postura de Flávio Rocha como hipócrita porque "ele é um dos homens mais ricos do Brasil e está chorando por R$ 30 milhões, quando ganhou mais de R$ 300 milhões". "E o trabalhador, que muitas vezes fica sem uma cesta básica porque não cumpriu metas nessa empresa? Eu já vi muito", questiona.

Tribuna do Norte

Criança com leucemia encontra doadora de medula, mas não consegue fazer transplante

Na luta contra a Leucemia desde 2013, Raí Rodrigues, de 9 anos, conseguiu o que parecia mais difícil: uma doadora de medula óssea 100% compatível - a sua própria irmã, Maria Raíla. Apesar de ter ao lado o que pode ser a garantia de uma vida saudável, o garoto não sabe quando poderá receber a nova medula. É que o Rio Grande do Norte não realiza transplantes desse tipo há quase um ano. A família do paciente busca fazer a operação em outro estado, mas para isso depende de um encaminhamento do sistema de saúde do RN. Diante da demora para conseguir esse encaminhamento, a família acionou a Justiça para tentar agilizar os trâmites.

A mãe teme pelo tempo de espera. "Eu tenho medo do que pode acontecer. Essa resposta que não sai. Todo dia fico esperando a médica me dar uma notícia boa. O mais difícil Deus já me deu, que é a irmã dele, compatível. A gente fica pedindo socorro, que alguém faça alguma coisa", diz Fernanda Rodrigues.

A luta de Raí exemplifica as dificuldades pelas quais passam muitos pacientes que aguardam um órgão. O Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, é um marco importante principalmente para quem depende de uma doação para poder viver bem. Atualmente, 44% das famílias de possíveis doadores se recusam a doar.

Segundo a Central de Transplantes do RN, a retomada das operações de medula óssea em crianças está dependendo da implantação de uma UTI pediátrica, de acordo com as normas e critérios exigidos pelo Sistema Nacional de Transplantes e Ministério da Saúde. Para fazer o transplante em outro estado, Raí precisa de um encaminhamento da Central do Transplante do RN. A Central informou que ele passará por consulta médica para que seja encaminhado, mas o prazo para isso não foi divulgado.

Conseguir uma doação de rim é o sonho da dona de casa Maria do Socorro Pereira, de 60 anos. Ela tem que deixar o município de Canguaretama três vezes por semana e viajar até Natal para passar quatro horas na máquina de hemodiálise. "Eu gosto muito de viver, amo meus filhos e meus netos", diz. Como ela, o estado tem cerca de 1800 pacientes que realizam hemodiálise enquanto esperam doação.

Crianças como João Gabriel também precisam passar por hemodiálise. Ele passa pelo mesmo procedimento, três vezes por semana, há nove meses e ainda busca encontrar um doador. A mãe dele, Simone Campelo, torce para que venha logo. "Para ele ter mais qualidade de vida", diz.

A médica Thaís Cruz explica que quanto antes for realizado o transplante, maior é a possibilidade dessas crianças crescerem com saúde. Porém, ela afirma que a fila de doações tem andado muito pouco no estado, principalmente quando o paciente é menor de 18 anos. A solução, por enquanto, é buscar tratamento em outros estados do país.


Com informações do G1/RN

TRE cassa mandatos de prefeito e vice-prefeita de município do Oeste potiguar

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou sentença de primeira instância cassando o mandato do prefeito Antônio Carlos Peixoto Nunes, o Antônio de Narciso, e também da vice prefeita Antônia Francisca de Oliveira, conhecida por Francisca de Chico de Bola, do município de Paraú.

A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira, 27, e nesta quarta-feira a Presidência da Câmara Municipal, Socorro Paula, do PSD, deve assumir o posto de prefeita do municipio de Paraú. O vice presidente da Câmara, Durval Filho, também do PSD, deve assumir a presidência da Câmara.

Antônio de Narciso e Francisca de Chico de Bola foram cassados porque foram distribuídos picolés durante a campanha e a oposição denunciou na Justiça Eleitoral como sendo abuso de poder econômico. Esta denúncia foi incrementada com o fato de um cantor ter trabalhado num festa no município e terminou sendo observado pela Justiça como showmício. Os advogados vão recorrer da sentença.

Para Durval Filho e e Socorro Paula, um novo desafio: administrar um município pequeno, com poucos recursos e muitas cobranças, especialmente dos pequenos produtores rurais neste período de seca. "Terá todo o nosso esforço e dedicação", diz Durval Filho.

Ainda conforme o vereador, a administração municipal não terá de haver grandes mudanças. Ele disse que pensam igual ao gestor que está sendo afastado e que nem ele e nem Socorro de Paula tem intenção de promover instabilidade administrativa.

"O que a população pode esperar é uma gestão transparente e com responsabilidade com os recursos públicos", diz Durval Filho, que nesta quarta-feira, 28, deve receber apoio da Assessoria Jurídica para definir os tramites legais de afastamento e posse da gestão interina.

Mossoró Hoje

SEJUC realiza aula inaugural do Curso de Formação de Agente Penitenciário

Aconteceu nesta quarta-feira (27), na Escola de Governo, a aula inaugural do Curso Específico de Formação Profissional para Agente Penitenciário. O CEFAP é a última fase do concurso, que até aqui já testou os mais de 500 aprovados em exames de aptidão física, psicológica e exame toxicológico.

A aula foi ministrada pelo titular da SEJUC, Mauro Albuquerque. O secretário ressaltou a importância do trabalho em equipe e da postura do agente, essencial para o bom funcionamento do sistema penitenciário.

Em nome do Governador do Estado, Robinson Faria, a Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, parabenizou os futuros agentes. “O Governo espera de vocês trabalho, comprometimento e humanidade. Nunca esqueçam que os apenados são seres humanos. Nós temos o dever de ressocializá-los. Trabalhem firme neste propósito”, disse.

O curso será realizado pela Secretaria de Justiça e da Cidadania por meio da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro, com aulas teóricas e estágio supervisionado.

Brena Queiroz / GAC

Corpos são carbonizados e carro incendiado na Grande Natal

Dois corpos carbonizados foram encontrados no início da tarde desta quarta-feira (27) próximos de um carro incendiado em uma estrada de terra entre as cidades de Parnamirim e Macaíba, na região metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas são dois homens, mortos com tiros na cabeça antes de os corpos serem queimados.

Ainda de acordo com a polícia, o carro com os dois corpos foi encontrado em uma estrada de terra que dá acesso a uma granja, já no município de Macaíba.

As circunstâncias das mortes ainda serão investigadas, mas a polícia confirma que o crime tem características de execução.


Com informações do G1/RN

Manutenção de via suspende viagens de trem entre Natal e Parnamirim neste sábado

A CBTU informa que as viagens da Linha Sul (Natal/Parnamirim) serão suspensas neste sábado, 30/09, devido à realização de manutenção na via férrea. As viagens da Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) ocorrerão normalmente, obedecendo a grade horária do dia.

O sistema voltará a operar em sua totalidade na segunda-feira, 02/10, com viagens em ambos os ramais.

Mais informações no (84) 3221-3355

Rogério Marinho recebe Medalha do Mérito Industrial

A terça-feira (26) foi de homenagens para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB). A Confederação Nacional da Indústria (CNI) outorgou ao parlamentar a Medalha do Mérito Industrial. A mais importante condecoração do setor industrial brasileiro foi entregue ao potiguar durante reunião da Diretoria na sede da instituição, em Brasília. Já à noite, o tucano viajou até São Paulo para receber a comenda de Operário nº1 da Construção, principal troféu do Prêmio Anamaco 2017, concedido anualmente pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção.

A Medalha do Mérito Industrial foi concedida por proposição do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, que também esteve presente na solenidade desta terça. A distinção é um reconhecimento da entidade a atuação do parlamentar como relator do projeto de modernização das leis trabalhistas, que entrará em vigor no mês de novembro.

Em 57 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda da CNI, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.

Em discurso de saudação, Amaro Sales destacou o trabalho do parlamentar em prol do Brasil e do Estado e disse que o Rio Grande do Norte se orgulha de ter um filho seu, honrado com o Mérito Industrial da CNI.

“Rogério Marinho merece o aplauso do Brasil por sua atuação firme, articulada e técnica no exercício do mandato de Deputado Federal e, em especial, pela relatoria da modernização trabalhista, uma das mais importantes reformas, senão a mais relevante no atual momento de desemprego e quase desesperança”, disse Amaro.

Portal no Ar

Oficiais e praças militares estaduais marcam mobilização em Natal

Oficiais e Praças, policiais e bombeiros militares, organizam mobilização para a manhã do dia 9 de outubro, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. A categoria quer discutir mudanças na Lei do Ingresso antes que seja aberto o concurso para a Polícia Militar do RN – divulgado pelo governador para abertura de edital ao final de outubro.

A categoria militar estadual pede que os próximo concursos exijam nível superior para os candidatos à Praças, e não apenas nível médio. “Este requisito é uma oportunidade de modernizar a instituição e acompanha a tendência de nosso País, pois esse modelo de ingresso já existe em outros dezesseis estados brasileiros”, argumenta o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN.

Para que esta mudança seja efetivada no próximo concurso é necessário que o Governo do Estado encaminhe o projeto da Lei do Ingresso – que contempla essas mudanças – à Assembleia Legislativa, para fim de apreciação e aprovação dos deputados. O projeto já é discutido no Executivo com as entidades representativas há cerca de um.

Outras demandas também estão inclusas na pauta de reivindicações, como, o descumprimento do acordo pactuado no dia 14 de fevereiro deste ano por parte do Governo do Estado. De acordo com Eliabe Marques, “principalmente pela questão financeira, pois não foram realizados os pagamentos retroativos, pagamentos de promoções, e atualização dos níveis remuneratórios”, expõe. Os pagamentos que faltam são: os retroativos de dezembro de 2015; abril, agosto e dezembro de 2016; as promoções de abril de 2017 e agosto de 2017.

Novo Notícias

CPRE garante segurança a condutores e pedestres no Satélite e Planalto

A Polícia Militar por meio do CPRE intensificou na tarde desta terça-feira (26) o policiamento no bairro de Cidade Satélite, zona sul de Natal.

O Esquadrão Águia realizou ações proativas e reativas naquela comunidade e no Planalto. Foram realizadas barreiras, patrulhamentos e abordagens.

Ao todo foram abordados 67 motocicletas, 14 carros e 26 pessoas com a revista pessoal e veicular, não sendo registrada nenhuma ocorrência.

Ações como essa vem ajudando a prevenir e inibir ações criminosas e trazem a sensação de segurança para um dos bairros que mais sofrem com roubos a pedestres e de veículos de Natal.

190RN

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Carlos Eduardo fez pacto com DEM para colocar Dagô na CMN, sugerem áudios

O processo de recontagem de votos que ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e resultou na troca de parlamentares em uma das cadeiras da Câmara Municipal do Natal teve atuação do deputado federal Felipe Maia e do seu pai José Agripino Maia (ambos do DEM), sugerem áudios vazados nesta semana e veiculados no Blog do BG. Resumidamente, os arquivos sonoros mostram diálogos entre o ex-vereador Dagô e o deputado durante o processo que colocou Ary Gomes (PDT) na vaga de Aldo Clemente (PMB) na CMN.

O interesse de Dagô no caso estaria no fato de que, com a nomeação de Ary Gomes, ele se tornaria o 1º suplente da coligação que disputou as últimas eleições municipais. Justamente por isso, havia uma cobrança do ex-vereador para que a recontagem fosse acelerada em Brasília, onde Felipe atuou ao lado de seu pai, Agripino. Este, por sua vez, teria firmado um pacto com o prefeito Carlos Eduardo (PDT) para que Ary, tão logo assumisse a vaga na Câmara, fosse chamado para compôr o secretariado da Prefeitura, abrindo espaço para a volta do democrata.

Os áudios divulgados na imprensa são datados de 13 de junho, 26 de julho e 31 de agosto (dia da posse de Ary Gomes na Câmara Municipal). No primeiro arquivo sonoro, Dagô "avisa"; a Felipe Maia que Ary venceu a disputa no TSE, lhe deixando mais próximo de retornar à Casa. "Boa noite, deputado Felipe Maia. O colega Ary Gomes ganhou a parada. Estamos esperando que saia o resultado para que eu possa assumir, ok?", diz Dagô.

Na resposta, Felipe Maia celebra resultado e reforça a necessidade de cobrança da promessa de Carlos Eduardo. Boa notícia que o amigo traz nesta noite. Vamos aguardar as publicações e cobrar o compromisso do prefeito, que disse que chamaria alguém alguém pro amigo assumir a Câmara Municipal. Muito boa notícia. Parabéns! Vamos juntos para essa vitória, declara o deputado federal em áudio de 29 segundos enviado via WhatsApp.

Logo em seguida, Dagô responde ao parlamentar federal do DEM dizendo que, com o mandato em Natal, poderá ser mais efetivo na campanha de reeleição de Maia em 2018, quando ele deverá tentar renovar seu mandato na Câmara em Brasília. Ok, amigo deputado. É como falei a você, sabe? Como vereador, eu sou mais forte para a sua campanha, para a sua reeleição. O compromisso que Zé Agripino firmou comigo vai dar certo. "Seu pai tem força, é amigo do prefeito, acho que vai dar certo. Vamos esperar o resultado que vem de Brasília", cobra.

No dia 26 de julho, após o TSE ter decidido pela recontagem de votos, Dagô enviou novo áudio para Felipe Maia, vislumbrando a possibilidade do DEM voltar a ter um representante na Câmara de Natal. Inicialmente, ele fala da chance de Raniere, atualmente afastado, perder seu mandato. Depois, cita novamente o acordo de Agripino com Carlos Eduardo. Deputado, talvez, se der certo, o Democratas vai ter um vereador. Ary ganhou a parada. O negócio de Raniere está meio enrolado, ninguém sabe se ele vai sair ou não. Caso não saia, Zé Agripino já falou com o prefeito e vai dar certo, reforçou.

Em resposta, Felipe Maia diz estar torcendo para que tudo saia como planejado e o colega partidário volte à CMN. Grande Dagô, espetáculo. Estou torcendo para que tudo dê certo, que Ary assuma o mandato e que Carlos Eduardo convoque ele pra alguma secretaria, e você possa assumir o seu mandato, trabalhar muito pelas comunidades carentes de Natal, que vão precisar do seu empenho, da sua luta, disposição para tirar o povo mais sofrido dessa cidade da situação caótica que se encontra. Você vai ter muito o que fazer pela cidade. "Vamos nos falando e aguardar o resultado concreto da decisão que está correndo em Brasília", avisa.

Já no dia 31 de agosto, quando tudo já havia sido resolvido, Dagô mandou novo áudio para Felipe informando que estava indo à posse de Ary Gomes na Câmara. "Bom dia, meu deputado. Hoje tem a posse de Ary, eu vou lá. Graças a Deus, vencemos. Hoje o DEM tem o primeiro suplente. Vamos ver se seu pai vai realmente colocar Dagô na Câmara para que o DEM tenha um vereador em Natal, vislumbrou.Obrigado, deputado. Vamos pra frente. Agora estamos muito bem. Graças a Deus temos um suplente. Vamos ver se, como o prefeito falou com Agripino, se Ary assumisse, dava certo ele colocar o vereador Dagô, encerrou o ex-parlamentar.

Agora RN