quarta-feira, 29 de março de 2017

Filhotes de tartarugas são atropelados a caminho do mar em praia do RN

Filhotes de tartarugas foram atropelados, nesta terça-feira (28), quando tentavam atravessar uma estrada para chegar ao mar, na praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso. A Ong Amjus, que atua naquela área, afirma que o incidente aconteceu devido a uma estrada construída em local inadequado.

Heldene Santos, presidente da Ong, informa que 64 filhotes de tartarugas morreram atropelados. "O ninho estava no pé do morro, que fica no pé da estrada que está onde não deveria. Esse não é um caso isolado. Ao longo da praia, neste ano, tivemos mais de dez atropelamentos de ninhos", revela.

O presidente da Amjus explica que há sinalização no local, com bandeiras, mas, mesmo assim, há outros registros de quadriciclos que atropelaram ninhos de filhotes de tartarugas nos últimos meses. "Temos situação em que o cercado foi arrastado e as bandeiras de sinalização quebradas", conta.

Ainda de acordo com Heldene Santos, existe livre circulação de veículos na praia sem controle devido. "Principalmente, carros 4 x 4 que circulam a vontade, em alta velocidade, e os quadriciclos. Por mais que a gente tenha conversado e feito reuniões, esse tipo de situação continua acontecendo".

A secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Juniele Linhares, informou que, no mês passado, foi realizada uma reunião entre a prefeitura, o Idema, o DER e a Procuradoria Geral do Estado para tratar do assunto.

De acordo com ela, ficou decidido que a estrada por onde as tartarugas passam serão desativada e uma outra será construída com um recuo de 500 metros da área de desova. A construção da nova estrada, no entanto, depende de processo de licitação que ficará a encargo do DER e ainda dependerá de orçamento do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário