quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Bombeiros capacitam surfistas em salvamento aquático na praia da Pipa

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e a Associação de Surfe da Pipa, capacitou nesta quarta-feira (16) mais uma turma do curso Surf-Salva, para ensinar aos surfistas do litoral potiguar procedimentos básicos de como salvar banhistas afogados. O curso foi ministrado na praia da Pipa, Litoral Sul do Estado, de forma gratuita, para mais de 40 surfistas. O curso Surf Salva tem duração de 8 horas, entre aulas teóricas e práticas de salvamento aquático.

O curso tem o objetivo de reduzir o número de afogamentos e o Surf-Salva é uma das mais poderosas formas de ajudar. O curso tem conteúdo teórico e prático e é realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. “O objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias de litoral junto com os guarda-vidas, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma, passa-se o aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país”, explica o coronel Monteiro.

Pesquisas mostram que, 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participaram de algum salvamento, 32% afirmam ter medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento. Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.


No curso são ensinadas técnicas de ressuscitação dentro d’água, introdução a Salvamento Aquático, Equipe “Guarda-vidas e Surfista”, noções de oceanografia, socorro com prancha de surf, suporte básico de vida, prática em manequins e medidas de prevenção.

"A capacitação dos nossos surfistas é primordial, pois são eles que estão nas praias, e agora com o curso estarão aptos a identificar, e aplicar os primeiros socorros em casos de afogamentos, e, assim aumentar as chances de sobrevivência de vítimas. Os surfistas há muito tempo já fazem esse patrulhamento instintivo das nossas praias, são verdadeiros heróis invisíveis que salvam vidas quase que diariamente. Queremos agradecer o apoio do Corpo de Bombeiros para garantir mais segurança aos nossos surfistas e aos banhistas das nossas praias”, relatam os organizadores Eronilda Barbosa e Adaebson Nino.

CBM/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário