quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Verdade ou mentira: Bebê foi raptada na zona oeste de Natal?

"Alerta!!! Compartilhem... Gente essa bebê foi roubada na rua da feirinha em Felipe Camarão. Tem apenas 28 dias de nascida". Essa narrativa, acompanhada de uma foto de uma recém-nascida vestida com uma roupa rosada, em um sono profundo, tem sido compartilhada no Whatsapp e outras redes sociais nas últimas horas.

Leitores do portal Novo Notícias pediram para que a história fosse checada. Afinal, é mais um acontecimento do cotidiano de violência que atinge a cidade ou é só mais um boato espalhado na internet? Checamos e a resposta é a segunda opção. Não passa de mais um boato.

Um áudio chegou a ser criado para dar mais veracidade à narrativa. Um homem que se diz chamar Anderson e ser motorista de Uber compartilha uma foto em um grupo de Whatsapp. Ele afirma ter levado uma passageira do bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, até a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), onde fica a Delegacia de Plantão da Zona Sul. A moça estaria desesperada e registraria um boletim de ocorrência porque a filhinha foi raptada. O autor do áudio pede que seu relato e a imagem da criança sejam compartilhados para "ajudar" a mãe a encontrar a filhinha.

A reportagem procurou a Polícia Civil para checar a informação. Por meio de sua assessoria de imprensa, a instituição negou haver qualquer registro do tipo na cidade. Não há boletim de ocorrência sobre o caso na Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde a moça teria registrado o crime, ou mesmo na 14ª Delegacia de Polícia de Natal, que cobre o bairro de Felipe Camarão.


Então de onde viria o relato ou a foto compartilhada? Não conseguimos identificar os autores da narrativa, mas a foto foi encontrada. A bebezinha, na verdade, hoje tem três anos recém-completados. A imagem com a menina de ar angelical que clamamente dorme, é de setembro de 2014. A reportagem procurou a imagem no Google e descobriu que ele é de um site com foco nos temas gravidez e cuidados com bebês. Ele se chama "Babby Center ("https://brasil.babycenter.com/)

A reportagem não vai citar nomes contidos na postagem original para proteger as identidades de mãe e filha alvos do boato. Mas é possível dizer que a própria mãe fez um relato no site Babby Center, quando a filha nasceu. Ela queria expressar sua felicidade pelo nascimento da menina. A moça disse que a criança nasceu de 37 semanas e houve complicações no parto, mas que "graças a Deus" as duas estavam bem.

Novo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário