segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Camelôs também apoiam modernização do Alecrim

Prestes a ter seu desenho urbano reformulado mais uma vez, o bairro do Alecrim, principal ponto de comércio popular de Natal, revive a atmosfera de quase 30 anos atrás quando o camelódromo atual foi implantado.

Na década de 1980, o equipamento foi erguido, para resolver o problema gerado pelo conflito entre ambulantes e comerciantes estabelecidos. O passar do tempo fez, no entanto, transbordar os ambulantes do camelódromo para ruas e calçadas, situação que Natal agora quer discutir com a modernização do bairro.

Se na década de 1980 houve conflito, agora não poderia ser diferente. Mas há uma diferença nos dois recortes temporais: todos os impactados pelo projeto se manifestam a favor da ideia. Se o que está no papel for executado, o bairro do Alecrim deverá ter calçadas padronizadas e ruas livres para pedestres e carros, mais iluminação e limpeza, além de um boulevard, a praça Gentil Ferreira toda reformada e um novo relógio que poderá ser visto de todos os pontos da cidade.

Os camelôs opinam:

“A gente tem uma história de vida aqui. Não somos contra de jeito nenhum esse projeto. Vai melhorar o bairro, sem dúvida. Mas gostaríamos de manter nossas atividades. E se não for no Alecrim, que possa ser numa região de fluxo de pessoas”, defendeu a ambulante Jane Rocha, que está há 20 anos no bairro.
“A gente precisa saber se vai ficar aqui ou se vamos para outra área da cidade. Essa indefinição não pode continuar”, declarou Elias Lopes, que largou o trabalho de vigilante há três anos para vender no Alecrim.

Uma das mais antigas vendedoras do bairro, dona Valdenice Bezerra, 65, está no Alecrim desde 1977. Disse já ter acompanhado muitas transformações do bairro. De sua banca em uma das calçadas, opina o seguinte: “Tem muita gente antiga aqui. Esse bairro precisa de melhoria? Precisa. Mas dá para acomodar todo mundo, mesmo em outras áreas, no Alecrim ou em outro bairro, como a Ribeira”, opinou.

Portal no Ar

Um comentário:

  1. A dona Valdenice falou nunca ter dito isso.. tá lá, revoltada com essa matéria falsa.

    ResponderExcluir