quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Motoristas de Natal desconhecem o uso adequado das faixas exclusivas de ônibus

Implantadas desde o ano de 2015, as faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho/Hermes da Fonseca vêm gerando novos questionamentos entre os condutores sobre como conduzir na via sem ser multado.

De acordo com o chefe de Intervenção Viária da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Carlos Eugênio Barbosa as vias podem sim ser utilizadas por outros condutores, mas existem casos específicos para justificar o tráfego no local.

“A STTU já realizou um trabalho sobre as faixas exclusivas de ônibus. Os condutores só podem entrar nestas fixas em caso de buscar acesso aos condomínios, comércios e estabelecimentos que ficam nas margens da faixa”, informou o chefe de Intervenção Viária.

Carlos Eugênio Barbosa explicou também que o condutor só pode trafegar na faixa por um quarteirão, com a prerrogativa de acessar as ruas transversais a direita, o que muitas vezes não é respeitado pelos condutores.

“Os motoristas não podem passar de um quarteirão para outro e continuar na faixa de ônibus, muito menos fazer ultrapassagens. Nestes casos os condutores serão devidamente multados conforme o Código Brasileiro de Trânsito”, advertiu o interventor.

Os motoristas serão autuados no artigo 184 do CTB, que é transitar na faixa da direita, exclusiva para um tipo de veículo. Ela é uma infração considerada leve e com perda de quatro pontos e multa de R$ 88,38. Segundo o chefe de Intervenção Viária cerca de 500 motoristas já foram autuados por fazer o uso indevido da faixa.

Demais Corredores

Além da fiscalização nos corredores de transporte das avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho/Hermes da Fonseca, a STTU intensificou a fiscalização nos demais corredores de ônibus da cidade, inclusive fazendo uso do videomonitoramento. Contam com faixas para ônibus a Avenida Bernardo Vieira, Rua Doutor Mário Negócio, Rua Coronel José Bernardo e a Avenida Rio Branco.

Por Geraldo Miranda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário