quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Bancada federal do RN se reúne para discutir crise financeira

Quase todos os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte já se encontram reunidos na sede da Governadoria para dar início à reunião marcada pelo Governo do Estado a fim de discutir saídas para a crise fiscal do Estado. A maioria dos parlamentares afirmou preferir se pronunciar apenas depois da reunião, que estava marcada para acontecer às 10h.

De acordo com a deputada federal Zenaide Maia (PR), a expectativa é de que a bancada possa ajudar o Estado a conseguir uma ajuda Federal para sair da crise e conseguir pagar a folha dos servidores. "Nenhum Estado ou Município, nessa situação de crise, conseguiria sair de algo assim sem uma ajuda federal", afirma.

A senadora Fátima Bezerra (PT), afirmou que a principal função da bancada nesse processo será cobrar do Governo Federal a ajuda que foi previamente negada, de acordo com ela. "O momento é de cobrar do ministro da Fazenda, que é do partido do próprio governador, respeito à população do Rio Grande do Norte, através da viabilização de uma ajuda financeira para o Estado", afirmou.
A senadora se refere à ajuda via Medida Provisória, que foi negada pelo Governo Federal na semana passada após um parecer negativo do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, que afirmou que a ajuda seria ilegal. A MP era, à época, a principal alternativa para que o governo regularizasse a folha de pagamento dos servidores.

O deputado Felipe Maia, coordenador da bancada do RN na Câmara Federal não compareceu à reunião, porém enviou uma justificativa prévia ao Governador. Apesar da pauta da reunião ser a crise fiscal, ainda não se sabe que saídas serão propostas e qual será o papel dos parlamentares no processo.

Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Por que o Legislativo Estadual e o Judiciário Estadual não devolvem o dinheiro que sobrou de 2017 para o Executivo pagar aos funcionários??? O legislativo de Parnamirim devolveu a Prefeitura o que sobrou de 2017.

    ResponderExcluir