sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Biblioteca do Presídio Estadual de Parnamirim terá apoio da UFRN

Leitura que liberta e transforma. Com essa ideia na mente, professores e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram criar o projeto de extensão “Leitura para Liberdade”, para ajudar na seleção, catalogação e gestão do acervo da biblioteca do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), que entrou em pleno funcionamento no último dia 21 de dezembro.

A ação surgiu a partir do projeto com mesmo nome criado pela Comissão de Advogados Criminalistas (Comacrim) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) para construção da biblioteca do presídio. Os livros foram cedidos por voluntários e instituições, como a OAB, Seminário São Pedro, UFRN e outros centros de ensino. Os mais de 1400 exemplares doados foram selecionados por bibliotecários da Universidade para montar o acervo de acordo com temas, que possam contribuir na qualidade de vida dos leitores.

O objetivo principal da biblioteca é ajudar na ressocialização dos apenados. Para Aquiles Perazzo, presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim/RN), que acompanhou a montagem do acervo na nova biblioteca, “a parceria com a UFRN proporcionou uma melhor organização do acervo e vai ajudar na melhoria da autoestima dos presos”.

Segundo a coordenadora do projeto, Antônia Neta, professora do Departamento de Ciência da Informação (Decin) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, o trabalho de quase sete meses foi complexo mas prazeroso. “É uma alegria ver que conseguimos concluir o trabalho e perceber, nesse momento, que os reeducandos já esperam pelos livros, que estão organizados a partir de um trabalho cooperativo da nossa equipe”, ressalta. Continue lendo aqui...

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário