terça-feira, 20 de março de 2018

Moradores denunciam descaso da Semsur com relação à poda de árvores

Moradores da rua Aluízio Bezerra, em Lagoa Nova, já não sabem a quem mais recorrer para tentar acabar com um problema antigo: o apodrecimento dos cinco pés de castanholas, plantados há dezenas de anos no canteiro central. Cansados de esperar pela poda das árvores, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), eles agora apelam ao Corpo de Bombeiros.

Além do iminente perigo dos galhos caírem sobre pessoas e veículos – a uma altura de quase 40 metros -, a pensionista Maria do Carmo Nascimento lembra que as árvores são criadouros de baratas. “Elas invadem as casas. Outro dia, acordei com uma delas caindo no meu rosto. À noite, a situação piora, já que elas saem dos ninhos feitos nos galhos e folhas das castanholas”.

Além das baratas, outro inseto que vem infernizando a vida dos moradores é o cupim. No próprio caule das árvores é possível observar os cupinzeiros. É fácil observar o rastro da praga nas paredes dos imóveis. Para o comerciante Josinaldo de Souza, o problema demanda de uma imediata intervenção profissional, haja vista a quantidade de produtos usados por ele, na tentativa de controlar a infestação. “Não tem como. As castanholas servem de abrigo para esses cupins. Venho amargando prejuízos no meu estabelecimento com muita mercadoria deteriorada, fora o que devo gastar na recuperação da esquadria e paredes”, reclamou.
Outro comerciante da rua, Tacio Alves denuncia o descaso da Prefeitura do Natal, diante do problema. “A gente liga e eles (Semsur) ficam enrolando. Uma vez, resolveram aparecer. Fizeram umas perguntas, anotaram o questionário e, simplesmente, foram embora. Não adianta chamar. Estamos apelando ao Corpo de Bombeiros para que nos ajude. Precisamos podar essas castanholas, antes que o pior aconteça, pois aqui na rua passa muita criança, gente idosa e carro em toda hora. Os galhos danificam os telhados e podem cair sobre a fiação elétrica, deixando todo mundo sem luz. A Prefeitura está brincando com fogo, pois isso é da responsabilidade dela”, avisou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Semsur, a Prefeitura deverá assinar nesta semana um contrato com uma empresa terceirizada responsável pela poda de árvores em Natal. A retomada dos serviços ocorrerá, portanto, na próxima semana e os moradores precisam novamente acionar o órgão para que a solicitação seja agendada no cronograma de atividades.

O jornal Agora RN também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros. Segundo o sargento Ednaldo Gomes, a corporação só atua no serviço de poda de árvores quando o risco de perigo é iminente. Os moradores podem ligar para o CIOSP e fazer a ocorrência. Depois disso, explicou o praça, uma equipe vai até o local para averiguar a necessidade imediata ou não do corte de galhos e até da árvore. Ele lembra que o serviço é da responsabilidade da Prefeitura do Natal e que os bombeiros só atuam em casos de emergência ou desobstrução das vias.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário