quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Mais de 11 mil patrulhamentos foram realizados nas unidades de saúde em seis meses do RondaS

A coordenação técnica da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) apresentou relatório de atuação do serviço de patrulhamento preventivo realizado em seis meses de funcionamento do RondaS. As informações foram divulgadas durante a 16ª Reunião do Colegiado Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e apontou que no período foram efetivados mais de 11 mil patrulhamentos em 82 unidades de saúde municipais da capital.

Os dados mostram que os 31 guardas municipais que atuam diariamente no RondaS realizaram mais de 1.800 visitas de segurança preventiva por mês e cerca de 62 por dia. As rondas são direcionadas aos postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e ao Hospital Municipal, todos geridos pela Prefeitura do Natal.

As informações constatam ainda que os guardas municipais patrulham as unidades de saúde mais de uma vez por dia, já que nos finais de semana os postos de saúde não são abertos, ficando os atendimentos médicos funcionando nos postos de atendimento de urgência e emergência 24h, a exemplo do Hospital Municipal de Natal, maternidade e UPAs.

Os guardas municipal e coordenador do Distrito Sul do RondaS/GMN, Raphael Costa, explicou a operacionalização do serviço que segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todo as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais do RondaS.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, participou da reunião do GGI-M e assegurou a importância do RondaS para os servidores da saúde do município e para o cidadão que necessita de atendimento médico em qualquer uma das unidades municipais. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, comentou.

De caráter deliberativo e executivo, o GGI-M tem o objetivo de buscar soluções para as questões de segurança pública de Natal, facilitando o diálogo entre os órgãos competentes. Os participantes do Colegiado Pleno do GGI-M são as autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social, pelas ações sociais e preventivas; autoridades estaduais da área de segurança que atuam no município, a exemplo das polícias Civil e Militar, além da Defesa Civil; e autoridades federais com funcionalidade no âmbito da capital.

Assessoria de comunicação da Guarda Municipal do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário