terça-feira, 28 de novembro de 2017

Campanha alerta para perigo de empinar pipa próximo à rede elétrica

Soltar pipa é uma brincadeira divertida mas, quando não é praticada seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.

Um dos alertas da campanha educativa #Vamosdarumbasta, lançada pelo Grupo Neonergia na plataforma virtualwww.vamosdarumbasta.com.br no final do outubro, diz respeito aos cuidados (confira as dicas abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, entre os meses de janeiro a outubro de 2017, a concessionária registrou 111 desligamentos provocados por pipas em todo o Estado, afetando 206 mil clientes.

A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 12 de janeiro, às 13h58, quando uma pipa ficou enroscada numa linha de transmissão de 69 kV, provocou um curto-circuito e deixou parte da Zona Norte de Natal (Potengi, Pajuçara, Redinha e Praia de Santa Rita) sem energia elétrica durante 1h e 15 minutos, afetando 39.186 unidades consumidoras, entre residências e o comércio.

Um dos componentes mais perigosos de uma pipa é o cerol aplicado à linha na hora da confecção do brinquedo. Além da possibilidade das pipas se enroscarem nos fios elétricos, causarem curtos-circuitos e até mesmo provocarem o rompimento dos cabos de energia, a brincadeira pode causar choque elétrico.

Por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola, o cerol se transforma, automaticamente, num elemento condutor que, ao tocar no fio do poste, pode energizar a linha que sustenta o brinquedo e provocar um choque elétrico no usuário.
Resultado de imagem para pipa rede eletrica
Outro fator preocupante na brincadeira de soltar pipas em locais inadequados é o risco que as linhas com cerol representam para motoqueiros, ciclistas e pedestres, podendo provocar até acidentes com mortes.

Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes dicas na campanha #Vamosdarumbasta:
Sempre empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias, para empinar pipas.

Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro. Se o fio do poste for cortado, além da interrupção do fornecimento de energia o fio caído pode ocasionar um acidente.

Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar o brinquedo, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o 116 da Cosern e fique longe do fio do poste.

Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal.

Mossoró hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário