quinta-feira, 19 de abril de 2018

Campanha contra gripe pretende imunizar mais de 212 mil habitantes em Natal

Resultado de imagem para vacina contra gripe
Na próxima segunda-feira, 23, terá início a Campanha Nacional contra a Influenza e, de acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, Natal tem como objetivo imunizar cerca de 212.200 habitantes. A campanha segue até o dia 1º de junho e terá 12 de maio como “dia D”.

A campanha, que é realizada anualmente desde 2010, prioriza imunizar as pessoas pertencentes ao grupo de risco que são: crianças entre os seis meses a 5 anos de idade; pessoas acima dos 60 anos; indígenas; gestantes; puérperas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; profissionais de saúde; profissionais da educação; presidiários; menores em conflito com a lei e profissionais que trabalham no sistema prisional.

Este ano, a vacina é produzida com o objetivo de proteger contra diferentes tipos do vírus da gripe, sendo eles o Influenza A (com as variações H1N1 e H3N2) e o Influenza B. De acordo com a secretaria de saúde, não há razão para a população se apavorar com a possibilidade de uma epidemia do H1N1 e do H3N2, pois a campanha é de caráter unicamente preventivo.

Serão 74 polos de vacinação espalhados pela cidade que funcionarão de segunda a sexta-feira. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as vacinas chegaram no Rio Grande do Norte na última terça-feira, 27, e já estão sido distribuídas pelos municípios. A previsão é de que até a sexta-feira, 21, todas as cidades possuam as vacinas para dar início a campanha dentro do prazo.

De acordo com a médica geral, Leda Pandolphi, é preciso que as pessoas que se encontram no grupo de risco participem da campanha e compareçam aos locais de vacinação. Segundo a doutora, é essencial que profissionais que lidam diretamente com as pessoas, como professores e profissionais da saúde busquem a imunização, uma vez que podem agir como transmissores em potencial.

“É importante essa campanha para a prevenção da gripe, pois é uma doença bastante grave e que pode ser até letal. É muito importante que a população mais vulnerável, do grupo de risco, seja vacinada para evitar que o vírus se espalhe na cidade”, completou Leda.

Outra informação repassada pela especialista remete a questão da higiene das mãos. “É importante sempre estar lavando as mãos. Sempre que pegar em alguma coisa ou entrar em contato com alguém. É importante para evitar adquirir ou transmitir a doença”, conclui.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário