quinta-feira, 19 de abril de 2018

Urbana coleta 20 mil pneus por mês para evitar focos do Aedes aegypti

A Urbana organiza uma rota, a cada dia da semana, para cobrir as quatro zonas da cidade e fazer a coleta de pneus descartados
De segunda-feira à sábado, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), retira centenas de pneus, desde os usados em bicicletas até os de caminhão, das ruas de Natal. Por mês, cerca de 20 mil são coletados em terrenos baldios e recolhidos em borracharias, por ano são 240 mil.

Os resíduos, que não podem ser colocados em lixões comuns, são encaminhados quinzenalmente até Feira de Santana, na Bahia, onde são reutilizados e servem de combustível para produção de cimento.

Quando o acúmulo de pneus em borracharias e empresas é superior a 100 unidades, o material deve ser levado pelo proprietário do comércio até um depósito no Alecrim, na zona Leste, onde os pneus ficam armazenados antes de serem levados ao destino final. “Cada dia da semana nós organizamos uma rota para cobrir as quatro zonas da cidade”, disse o encarregado da Urbana pela coleta, Paulo Sérgio.

O responsável pela coleta lembra da não obrigatoriedade da prefeitura de recolher os pneus. Que fica a cargo dos fabricantes do objeto, como está previsto na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 416, de 30 de setembro de 2009, que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada. A resolução estabelece que os fabricantes e importadores de pneus novos, com peso unitário superior a dois quilos ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus. Paulo Sério disse que a realidade, no entanto, é diferente do que está previsto em lei. 

A Urbana segue diariamente uma rota de coleta que abrange as quatro zonas de Natal. Após a coleta, os pneus são levados para um galpão situado no bairro do Alecrim. A medida além de gerar economia, uma vez que os pneus são utilizados como combustível em uma cimenteira, também contribui para a preservação do meio ambiente e evita a proliferação do mosquito da dengue.

As áreas da capital potiguar onde é mais comum ver pneus sendo descartados na rua, segundo Paulo Sérgio, são na zona Norte e alguns bairros da zona Oeste. Na manhã desta quarta-feira (18), a Urbana recolheu mais de 300 pneus que estavam acumulados nessas regiões. O bairro do Bom Pastor e Felipe Camarão são líderes quando o tema é acumulo de lixo em terrenos abandonados. Continue lendo...

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário